Senado intima Gonzales e exige e-mails sobre Rove

O secretário de Justiça dos Estados Unidos, Alberto Gonzales, foi intimado nesta quarta-feira (2) pelo Senado do país, ordenou a entrega de todos os e-mails relacionados ao assessor Karl Rove e sobre a demissão dos oito promotores federais. "É preocupante que documentos significantes, altamente relevantes para o inquérito da Comissão (Judiciária), não tenham sido apresentados", disse Patrick Leahy, presidente da Comissão, em carta à Gonzales. A intimação dá a Gonzales até 15 de maio para revelar a informação. Leahy, não aceitando a explicação da Casa Branca que alguns dos e-mails relacionados à Rove podem ter se perdido, intimou todos sob custódia do Departamento de Justiça.

Ele apontou que alguns dos e-mails que a Casa Branca diz estarem desaparecidos, foram revelados ao procurador Patrick Fitzgerald como parte da investigação sobre a identidade da agente da CIA Valerie Plame. Não estava claro se algum deles estaria relacionado à demissão dos procuradores, mas investigações do Congresso apontam que se Fitzgerald puder recuperar alguns dos e-mails de sua investigação, os relacionados à demissão dos procuradores também seriam recuperáveis.

Gonzales disse durante depoimento feito em 19 de abril à comissão de Leahy que não sabia de detalhes, mas que voltaria a se pronunciar ao presidente da comissão. "Eu não ouvi nada de você desde então", escreveu Leahy, pedindo informação para "evitar futuras intimações". Foi a primeira intimação da Comissão desde as demissões.

Voltar ao topo