Seleção brasileira fará só 3 jogos antes da Copa do Mundo

Belém (AE) – A seleção brasileira só terá mais três compromissos até o início dos treinos, já na Europa, para a disputa da Copa do Mundo de 2006. Para o técnico Carlos Alberto Parreira, isso é muito pouco. "O ideal seria que houvesse outras datas para amistosos. Mas esse será um problema de todas as seleções", reconheceu.

O Brasil vai enfrentar os Emirados Árabes e uma outra equipe do Oriente Médio, ambos em novembro. E depois, em março, disputará mais um jogo ainda sem adversário definido.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estuda a possibilidade de programar pelo menos dois amistosos a partir de maio, quando a seleção já estará na Europa, na preparação final para a Copa da Alemanha. Os jogos poderiam ser contra clubes da segunda divisão do futebol alemão e funcionariam como treinos – assim, o time do Brasil se apresentaria sem o uniforme oficial e a partida seria interrompida para instruções a critério de Parreira.

O técnico já deixou claro que não utilizará a Granja Comary, a concentração oficial da seleção, em Teresópolis, na região serrana do Rio, para períodos de treinamentos para a Copa. O local pode servir apenas para abrigar os jogadores durante a fase de testes físicos e exames clínicos, antes da viagem para a Europa, em maio. A seleção irá se preparar pelo menos por 20 dias, provavelmente na Alemanha, antes da estréia no Mundial.

Um dos motivos pelos quais a comissão técnica não quer nenhuma atividade de bola em Teresópolis é a inconstância do tempo na cidade, muitas vezes do ano invadida por uma névoa espessa que cobre os campos de treinamento. "Claro que esse fator atrapalha, todo mundo sabe", comentou Parreira. Ele teve na semana passada um coletivo prejudicado pelo problema e alterou a programação antes do jogo do último domingo, com a Bolívia, por causa do nevoeiro na Granja.

Outra decisão do treinador é evitar a divisão da ocupação dos hotéis, na Alemanha, entre a seleção brasileira e a imprensa. Ele considera a medida essencial para preservar a privacidade dos atletas. De acordo com o andamento da competição, porém, isso deve ser difícil, pois algumas cidades alemãs não vão dispor de hotéis reservados somente para delegações da Copa do Mundo.

Voltar ao topo