População com medo

Quatro Barras recebe mais de 500 denúncias após fuga em presídio

29 presos fugiram da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP I) na madrugada da terça-feira (11). Foto: Divulgação/Depen

A fuga cinematográfica de 29 presos da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP I) na madrugada da última terça-feira (11) deixou as cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) em alerta. Entre os foragidos está Ozélio de Oliveira, um dos líderes da facção Primeiro Comando da Capital (PCC), que participou em 1998 do sequestro do cantor Wellington Camargo, irmão dos cantores sertanejos Zezé di Camargo e Luciano.

Em Quatro Barras, a Guarda Municipal (GM) recebeu até a manhã desta quarta (12) mais de 500 ligações com denúncias de suspeitos em quase 24h. As chamadas deram resultado: ajudaram a prender os quatro fugitivos recapturados até agora. Mas não só. A GM de Quatro Barras também solucionou outros crimes que nada tinham a ver com a fuga da PEP I ao ir verificar as denúncias de fugitivos.

+ Leia mais: Mais dois presos que escaparam em ação cinematográfica da PEP I são recapturados

De acordo com o guarda Everson Messias dos Santos, até o meio-dia de terça, dia da fuga, a corporação recebeu mais de 300 ligações de moradores que diziam ter visto alguma movimentação suspeita no município vizinho de Piraquara, a menos de 10 k m da penitenciária. “Era uma ligação atrás da outra. Por isso, tivemos que chamar toda a equipe e colocar todas as viaturas nas ruas para ajudar a fazer as abordagens”, conta.

Santos diz que as denúncias eram feitas de praticamente todas os bairros de Quatro Barras. E embora nem todas levassem ao paradeiro dos foragidos, algumas realmente ajudaram na captura. Até a manhã desta quarta, quatro dos 29 presos que escaparam da PEP foram capturados pela Guarda Municipal de Quatro Barras justamente por causa das denúncias feitas.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

“Na noite de terça, por volta das 20h40, recebemos um chamado de que havia suspeitos próximo a um terreno no bairro Jardim Acácias. Chegando lá, encontramos dois fugitivos, que logo se entregaram”, conta o guarda municipal. “E na manhã de hoje, outra denúncia chegou dizendo que tinha dois indivíduos todos sujos de barro perto do Centro. Fizemos a abordagem e constamos que também eram fugitivos da PEP”, explica.

Só que o estado de alerta vivido por Quatro Barras após a fuga cinematográfica da penitenciária em Piraquara também vem ajudando a identificarem outros crimes. Segundo Santos, a corporação recebeu uma denúncia de que três homens estavam agindo de maneira suspeita em um veículo e, chegando ao local, a GM descobriu um desmanche de carros. Três pessoas foram presas — incluindo um homem com tornozeleira eletrônica.

Monitoramento

Já em Piraquara, o estado de alerta se deu justamente pela proximidade ainda maior entre o município e a penitenciária. De acordo com policiais da Delegacia da Polícia Civil da cidade, muitos moradores de chácaras entraram em contato relatando que os animais de suas propriedades estavam agitados ou dizendo estar com medo de que algum dos foragidos estivesse em suas propriedades. Contudo, nada de concreto foi encontrado.

+ Leia mais: Preso em Curitiba, Lula não poderá votar neste ano por decisão do TRE-PR

Segundo o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen), todas as forças policiais da região estão em alerta para fazer capturar os fugitivos.

A recomendação é de que a população continue relatando qualquer atitude suspeita que ajude as autoridades a localizar os outros 25 foragidos. O principal canal para denúncias é pelo número 181 do Disque Denúncia ou pelo 190 da Polícia Militar. Em Quatro Barras, as ligações para a Guarda Municipal podem ser feitas pelo telefone 3672-3020 ou pelo 153. Já em Piraquara, a Delegacia da Polícia Civil atende nos números 3289-6096 e 3590-1200.

Conheça o vira-lata que achou um braço e um crânio humano na RMC