Na CIC

Arma da PM e drogas são encontradas com quadrilha que tomou conta de vila

Operação policial prende quadrilha que tomou conta de vila da CIC.
Junto com o grupo, foi encontrada uma arma pertencente à Polícia Militar. Foto: Gerson Klaina

Depois de uma operação policial na Vila Corbélia, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), na qual os policiais prenderam traficantes que diziam que lá a polícia não entrava, outra quadrilha, de fora do Paraná, tentou tomar conta da região. O grupo foi descoberto pelos policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), que armaram uma nova operação policial e prenderam sete pessoas e apreenderam um adolescente. Até uma arma roubada da Polícia Militar (PM) foi encontrada.

“Logo depois da operação que fizemos, quando retiramos os traficantes de circulação, outros marginais, de fora daqui, teriam aparecido. Segundo o que soubemos, eles insistiram em refazer a estrutura criminosa no local, por isso pedimos pelos mandados de busca e apreensão”, detalhou o delegado Rodrigo Brown.

Por meio dos oito mandados de busca e apreensão, os policiais conseguiram vasculhar os endereços suspeitos e acharam muita coisa: porções de maconha e cocaína já prontas para a venda, tabletes de maconha, balaclavas, munições e três armas. “Boa parte da droga estava com o adolescente. Infelizmente é uma prática utilizada pelos traficantes, que usam os adolescentes para serem os responsáveis pela guarda, por conta da facilidade da lei, mas isso não quer dizer que ele é que comanda o tráfico na região”.

Segundo o delegado, uma das armas apreendidas tinha o brasão da PM. “Ela foi encontrada com um dos abordados, arma essa que tinha sido roubada de uma policial militar no ano passado e já estava sendo usada no mundo do crime”, disse Rodrigo Brown.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Operação policial prende quadrilha que tomou conta de vila na CIC.
Ao todo, foram presos sete adultos, além de um adolescente apreendido. Foto: Gerson Klaina

Bandidos de fora

O delegado detalhou ainda que o grupo que foi preso não tinha ligação com os bandidos presos na primeira operação. “Um deles, por exemplo, era foragido de São Paulo. Tem uma extensa ficha criminal, com diversas condenações, e que estava aqui vivendo normalmente. Outro preso também era foragido de Matinhos, no litoral do Paraná, suspeito de homicídios”.

Conforme Rodrigo Brown, a intenção dos bandidos era a de que ‘tomar conta’ do ponto de venda de drogas que ficou ‘sem dono’ depois que a quadrilha antiga foi presa. “Como nós tiramos uma quadrilha de lá, ficou o vácuo e o outros traficantes vieram para assumir a venda de drogas. Percebemos que são pessoas de fora do Estado, que fogem e vêm se esconder em Curitiba nos bairros mais pobres, nas favelas da periferia”.

+Leia mais: Filho de candidato a deputado é assassinado na RMC; pai diz que crime foi para atingi-lo

Entre as apreensões, estão porções de maconha e cocaína, algumas já prontas para venda. Foto: Gerson Klaina
Entre as apreensões, estão porções de maconha e cocaína, algumas já prontas para venda. Foto: Gerson Klaina

Denúncias ajudam

Todos os presos vão responder por tráfico de drogas, porte ilegal de arma e receptação. A Polícia Civil vai continuar investigando as atuações criminosas na Vila Corbélia e também conta com a ajuda da população através de denúncias pelo telefone (41) 3217-2900. “A população tem fator primordial nesse momento”, pediu o delegado.

Pé de maconha também estava entre as apreensões. Foto: Gerson Klaina
Pé de maconha também estava entre as apreensões. Foto: Gerson Klaina

Lava-Jato manda prender irmão, primo de Beto Richa e atinge cúpula do pedágio no Paraná