Secretaria da Educação mobiliza estudantes na Semana de Prevenção ao Uso de Drogas

O prazer pode e deve ser procurado no lazer, nas práticas esportivas e culturais. Com base nesta idéia, a Secretaria de Estado de Educação reuniu esta semana cerca de 500 estudantes de escolas estaduais de Curitiba para refletirem a respeito da prevenção ao uso indevido de drogas.

O evento faz parte do Previda ? 10º Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas – promovida pela Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, com a parceria da Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde. A programação, que incluiu apresentações teatrais e de música além de palestras, foi realizada para alunos e professores no auditório do Colégio Estadual do Paraná.

A idade em que se inicia o consumo de drogas tem diminuído entre os jovens. Segundo estudos realizados pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), o uso do álcool – o tema central da Semana de Prevenção deste ano – começa a partir dos 11 anos de idade. Pesquisas realizadas pela Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) revelam que sete de cada dez crianças do ensino público fundamental e médio já consumiram bebidas alcoólicas.

Segundo uma das coordenadoras do evento, professora Sonia Maria Romaniuk Machado, o objetivo é enfocar a questão de qualidade de vida. ?É necessário que os professores ouçam os alunos e saiam da impessoalidade para conversar a respeito do tema. Quanto às escolas, é importante que estimulem as atividades esportivas, artísticas como forma de afastar os jovens das drogas?, comentou.

Sonia, que também coordena o Programa de Prevenção e Promoção da Vida realizado pela Secretaria da Educação, acredita que o enfoque dado atualmente também contribui para maior aceitação dos alunos nos argumentos apresentados. ?Não adianta só usar a pedagogia do terror, dizer que as drogas são perigosas e matam. Isso também é verdade, mas não é um discurso que convence o adolescente, que vive um momento imediatista e não consegue medir a sua própria vulnerabilidade?, explicou.

A abordagem do tema despertou a reflexão entre os estudantes. Para Ana Carolina Carneiro da Fonseca, 14, a apresentação teatral retratou bem a realidade dos alunos. ?Somente com informação a gente tem noção de como se deve agir?, disse. Para ela os argumentos apresentados no evento a convenceram. ?Achei interessante este enfoque de que não se deixar influenciar pelos ditos amigos?, comentou. Já Kamila Vania Rosa, 14 anos, achou fundamental a discussão a respeito da prevenção ao uso indevido de drogas. ?Acho importante porque nós estamos em uma fase de mudanças. Nem sempre todo mundo têm orientação e isso pode estragar a vida de muita gente?, concluiu.

Voltar ao topo