Saúde alerta para cuidados com alimentação durante o período de calor

No verão crescem os riscos de doenças transmitidas por alimentos. Devido a esse problema são necessários alguns cuidados para comprar, preparar, consumir e escolher o local da alimentação. Em locais domésticos, uma das ações básicas é conservação dos produtos sob refrigeração, principalmente os alimentos de origem animal como lingüiças, leite e seus derivados e carne.

Na parte superior da geladeira ? mais fria – devem ficar os alimentos que necessitam de maior refrigeração como a carne. Com a chegada do verão também é importante regular a geladeira para uma temperatura mais baixa, com a parte do meio em 7ºC.

Para evitar problemas basta seguir alguns procedimentos simples. No caso de embutidos, como salames, eles devem estar secos e sem manchas. Nos pescados alguns cuidados são importantes. Verificar sempre os olhos do peixe, que devem ter tonalidade brilhante. As escamas não podem se soltar facilmente do corpo. Uma dica é apertar com o polegar a parte da carne, que fica no ventre do peixe. Caso o buraco ocasionado pela pressão não volte ao normal, significa que o peixe não é indicado para o consumo. Por último verificar as guelras, que devem ser vermelhas. Com o camarão é mais simples, basta ele não ter uma cor escura e não ter o seu cheiro diferente do normal.

"O importante é comprar em estabelecimentos que apresentem boas condições de higiene e de conservação dos alimentos", lembrou o médico veterinário da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde, Pedro Pedroso. Ele também destaca a importância de comprar alimentos que tenha sua origem conhecida. "O risco aumentam em comidas clandestinas", avisou.
Na hora do preparo é importante lavar as mãos para evitar a contaminação.

Um alimento bem assado, frito ou cozido mata a maioria das bactérias existentes. "É importante consumir o alimento logo após o seu preparo", esclareceu Pedroso.

O principal sintoma de doenças transmitidas por alimentos inadequados é a diarréia, que pode vir acompanhada de vômito e cólicas. No primeiro sinal dos sintomas é importante procurar o atendimento médico. Caso o consumidor tenha percebido alguma irregularidade e queira notificar, basta procurar a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde, que fará a investigação e comunicará a vigilância estadual.

Voltar ao topo