Sanepar vai desativar poços do Aqüífero Karst

A Sanepar vai construir uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e Captação no Rio Bargüi, na região central de Almirante Tamandré, região metropolitana de Curitiba, e, assim, desativar os cinco poços do Aqüífero Karst que se localizam na área urbana do município. Com anuência da Prefeitura, a Sanepar obteve financiamento de aproximadamente R$ 6 milhões junto à Caixa Econômica Federal.

O comprometimento da Sanepar foi registrado com a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta, nesta quinta-feira (17), durante audiência com o Ministério Público. O documento foi assinado por representantes do Ministério Público, Sanepar, Prefeitura e Sudhersa (Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental).

A direção da Sanepar estimou prazo de cinco anos para a desativação dos poços. O presidente em exercício da Companhia Hudson Calefe ressaltou a importância da continuidade dos trabalhos da Câmara Técnica, formada por membros da sociedade civil do município que acompanham as atividades dos técnicos da Sanepar. ?Porém, a Câmara também deve monitorar a exploração dos poços de propriedade particular, para assegurar a estabilidade do aqüífero?, alertou.

Plano diretor

A Sanepar solicitou, no Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, que o município de Almirante Tamandaré assegure em seu Plano Diretor Urbano a correta utilização e ocupação do solo. Esse procedimento deverá garantir que a bacia do Rio Barigui, onde será construído o novo sistema de abastecimento público, seja protegida e preservada.

Outra solicitação da empresa foi a assinatura de novos termos de ajustamento de conduta envolvendo os demais órgãos públicos e instituições, como a Prefeitura, o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), a Sudhersa. ?Com o envolvimento de todos os órgãos públicos, há a garantia que as ações e medidas necessárias serão tomadas para a correta e segura exploração do aqüífero. Isso depende do comprometimento de todos os usuários, e não somente da Sanepar?, destacou Hudson.

Voltar ao topo