Reforma vai melhorar qualidade das universidades particulares, diz secretário do MEC

A qualidade dos cursos oferecidos pelas universidades particulares deverá avançar com a Reforma Universitária, avalia o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Nelson Maculan. Em entrevista à Agência Brasil, Maculan disse que o governo está atento aos problemas das instituições privadas de ensino, sob a perspectiva de que o ensino, assim como a saúde, é um bem público.

"A visão é única: o curso tem que ser bom, de qualidade, para todo mundo. Há um problema muito sério no que se refere às mantenedoras. O Ministério da Educação só tem acesso à mantida e não à mantenedora. Não sabemos se a sua situação financeira está bem, se têm problemas de caixa, se vai conseguir aumentar o número de alunos. Muitas vezes, essas instituições quebram e o MEC é obrigado a colocar esses alunos nas universidades. É importante que haja uma visão educacional nas mantenedoras também. A educação é um bem público, não é uma mercadoria qualquer, não é um pneu, não é um automóvel, temos que ter a interferência do estado", afirmou.

Maculan participou, em São Paulo, de debate público sobre o anteprojeto de Reforma Universitária com estudantes, dirigentes de universidades e representantes da sociedade civil na Assembléia Legislativa de São Paulo. Amanhã (30), encerra-se o prazo para enviar sugestões ao anteprojeto de lei do governo.

Voltar ao topo