Rede curitibana de acesso gratuito à internet é a maior do país

Os projetos “Digitando o Futuro” e “Interclique”, desenvolvidos pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI), para a Prefeitura de Curitiba, acabam de conquistar, respectivamente, os títulos de “Primeira e Maior Rede de Acesso Gratuito do Brasil” e “Primeira Internet Pública Móvel do Brasil”. A certificação será concedida pela RankBrasil, empresa de homologação de recordes. Os títulos foram entregues nesta quinta-feira pela diretora da RankBrasil, Ioleti Cadari, ao presidente do ICI, Luiz Alexandre Fagundes.

A diretora da RankBrasil explica que para a concessão da titularidade é realizada uma pesquisa para verificar se já não existe um reconhecimento ou mesmo um pedido para a categoria. “Se ficar provado o ineditismo, a empresa reconhece o recorde e faz a entrega do certificado”, explica. A RankBrasil tem sede em Curitiba e atua exclusivamente no Brasil. É referência especialmente para o trabalho da imprensa. Está no mercado desde 1999 e desde então já reconheceu 700 recordes divididos em 16 categorias e atualmente tem em andamento 3.000 solicitações em análise.

“Para nós, estes títulos representam o reconhecimento ao trabalho de toda a equipe que não tem medido esforços para levar os recursos da Tecnologia da Informação à população de Curitiba”, destaca Fagundes. Segundo ele, o “Digitando o Futuro” e o “Inter Clique” consolidam o trabalho de ação social do ICI promovendo a inclusão digital, fundamental no processo de redução das desigualdades sociais. “O acesso à informação é o primeiro passo para a conquista da cidadania”, destaca o presidente do ICI.

Os dois projetos que estão recebendo a certificação proporcionam acesso público e gratuito à internet e a todos os recursos da informática, à população de baixa renda. O “Digitando o Futuro” funciona nos Faróis do Saber, Ruas da Cidadania e Rua 24 Horas, num total de 50 pontos de acesso, dois dos quais são adaptados para portadores de necessidades especiais.

O “Inter Clique” é a plataforma móvel do Digitando, um ônibus adaptado que percorre vários pontos da cidade onde as pessoas também podem ter acesso à internet. O Digitando o Futuro periodicamente oferece cursos gratuitos de informática básica à população tanto nos pontos fixos como na unidade itinerante. O programa completou quatro anos em junho último e já ultrapassou a marca dos 2 milhões de acessos.

Voltar ao topo