R$ 1,9 bilhão colocam saneamento no nível de países desenvolvidos

Nos últimos três anos, a Sanepar aumentou em 27% o atendimento com serviços de esgoto. Com as obras que estão sendo contratadas pela empresa, esse crescimento será de 51%, até 2010. No total, a Companhia está contratando obras no valor de R$ 1,981 bilhão para ampliar os sistemas de distribuição de água e de coleta e tratamento de esgoto em todo o Estado. ?Nenhum Estado possui índices tão altos de cobertura como os do Paraná?, afirmou o presidente da Sanepar, Stênio Jacob.

No Brasil, apenas 34% do esgoto produzido é coletado e menos de 20% recebe tratamento. A Sanepar, além de ter uma média de coleta acima da dos outros Estados, trata 100% do que recolhe. Com a contratação dessas obras, a empresa vai manter o índice de atendimento com água tratada em 99% e elevar o índice de coleta de esgoto para 80%, nas cidades com mais de 50 mil habitantes, e para 65% nas com população entre 5 mil e 50 mil.

?As metas da Sanepar são melhores do que as das cidades de primeiro mundo, pois superam as recomendações da Organização Mundial da Saúde ? OMS, que classifica a cidade como de primeiro mundo quando alcança 65% de atendimento com saneamento básico?, afirmou o governador Roberto Requião.

Litoral

A Sanepar e o Governo do Estado destinaram recursos para garantir o conforto e a saúde da população durante a temporada no Litoral. A Estação de Tratamento de Esgoto Guaratuba, por exemplo, foi inaugurada no final do ano passado e está dimensionada para atender a toda a população fixa e os veranistas pelos próximos 20 anos, garantindo 100% do tratamento. Antes da obra apenas 27% do esgoto era coletado. ?Esse índice já aumentou para 46%. Queremos chegar a 65%, que é o índice recomendado pelos organismos internacionais de saúde?, completou o governador.

Requião registrou que, nos municípios litorâneos, já foram investidos R$ 57 milhões para resolver o problema de abastecimento com água tratada. ?Agora que já oferecemos água à vontade, estamos investindo R$ 100 milhões para coletar e tratar o esgoto sanitário?, disse.

Tarifa Social

Lançada em 2004, a Tarifa Social da Sanepar tornou-se importante instrumento para garantir o acesso à água tratada e de qualidade para as famílias pobres do Paraná. Em apenas dois anos, mais de 1,4 milhão de paranaenses já estão inscritos no programa, como a família de Fátima Aparecida Brito, que mora há 21 quilômetros de Ibati.

A família de Fátima tem sete membros e, por isso, eles acreditavam não ter direito ao benefício. Ao participar de uma das edições do Paraná em Ação – Feira de Serviços Gratuitos, promovido pela Secretaria de Relações com a Comunidade, Fátima descobriu que atendia aos critérios do programa e fez o cadastro na Tarifa Social. ?Fiquei muito feliz, pois vou poder gastar o que vai sobrar da conta de água com outras coisas que estamos precisando?, comemorou.

Sanepar investe R$ 501 milhões em Curitiba e RM

A Sanepar, desde 2003, contrata obras que somam R$ 501 milhões para ampliar os sistemas de distribuição de água e de coleta e tratamento de esgoto em Curitiba e na Região Metropolitana. No dia 24 de janeiro, o presidente da empresa, Stênio Jacob, e o governador Roberto Requião assinaram, junto com prefeitos e vice-prefeitos de cinco municípios, doze ordens de serviço para ampliação de sistemas de água e de esgoto na capital, Araucária, Colombo, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais. A empresa vai investir, com recursos da Caixa Econômica Federal, R$ 172 milhões nessas obras, gerando aproximadamente 26 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos.

Para garantir o abastecimento com água tratada para a RMC, a Sanepar vai construir o Sistema de Abastecimento Miringuava, em São José dos Pinhais, beneficiando mais de 900 mil pessoas. Dentre os investimentos no Sistema de Esgoto, a empresa vai ampliar a rede coletora de Curitiba, construir mais de 110 quilômetros de rede em Colombo e implantar uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e mais de 92 quilômetros de rede em Fazenda Rio Grande. Somente na Região Metropolitana, a empresa vai beneficiar mais de 47 mil pessoas com novas ligações. Quando as obras forem concluídas, o índice de atendimento em Curitiba passará dos 77% atuais para 88% e a média de atendimento para a RMC será de 70%.

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