Projeto do Governo Federal busca descobrir talentos esportivos

Durante o mês de setembro acontecerá simultaneamente em todas as capitais brasileiras o projeto “Descoberta do Talento Esportivo”, que tem a finalidade de identificar jovens com potencial esportivo na rede escolar de ensino. É um projeto apoiado pelo Governo Federal, que o Ministério do Esporte desenvolve com a finalidade descobrir adolescentes que tenham desempenho motor compatível com a prática esportiva de alto rendimento.

Desta maneira, os talentos reconhecidos poderão ter conhecimento do seu potencial e serem identificados por entidades do esporte competitivo, aumentando, assim, a base de atletas e permitindo o seu desenvolvimento e aprimoramento. Segundo coordenador do projeto no Estado do Paraná, Profº João Carlos Queiroz, é importante destacar que esta iniciativa procura sedimentar o esporte de alto rendimento com resultados duradouros, sistematizando seu fluxo a partir do local onde o jovem se encontra, ou seja, na escola.

“O foco principal nesta primeira etapa serão jovens de 10 a 15 anos de idade. Porém a meta anual é avaliar aproximadamente 2 milhões de estudantes em todo o Brasil, com o intuito de detectar 40 mil talentos esportivos”, conta. Ele também diz que todo o trabalho de organização e realização do projeto do Governo do Federal no Paraná é desempenhado pela Paraná Esporte.

O presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, enfatiza que nosso Estado vem se firmando cada vez mais como um celeiro esportivo em várias modalidades. “Os resultados paranaenses conquistados nas Olimpíadas de Atenas, além de inúmeros jovens atletas que são descobertos durante os Jogos Oficiais do Paraná, demonstram nosso potencial”, fala.

Gomyde vê o projeto Descoberta do Talento Esportivo como um grande instrumento para ampliar o potencial esportivo brasileiro. “O projeto também tem um benefício social muito importante, já que insere o jovem esportista no mercado de trabalho, além de oferecer ao atleta uma formação voltada à qualidade de vida”, completa.

Voltar ao topo