Programa propõe a inclusão de produtos orgânicos na merenda escolar

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, apresentou o Programa Merenda Orgânica, durante o I Seminário e Mostra de Comercialização em Agricultura Orgânica do Vale do Ivaí, em Ivaiporã, nesta quarta-feira (26). Mais de 400 agricultores participaram do evento. ?O Paraná será o primeiro Estado do país a desenvolver um projeto deste porte, incentivando a produção orgânica ao mesmo tempo em que cuida da saúde das crianças. A questão ambiental é, antes de tudo, uma questão social?, afirmou Cheida.

O programa vem sendo implantado desde agosto e propõe a inclusão de produtos orgânicos na merenda escolar servida a 1,3 milhão de alunos da rede estadual, estimulando a agricultura orgânica no Estado e enriquecendo a alimentação dos estudantes.

De acordo com o secretário, somente a compra realizada pela Fundepar (responsável pela merenda escolar nas escolas da rede estadual) já irá garantir um grande mercado e uma excelente alternativa para fortalecer a economia local com aumento de arrecadação, criação de novos empregos e viabilização da produção familiar.

O seminário teve como objetivo aproximar produtores orgânicos dos compradores, como rede de supermercados e exportadores de grãos, incentivando a produção e abrindo novas oportunidades de comercialização.

Orgânicos

Levantamento da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) indicou que, em seis anos, a produção de alimentos orgânicos cresceu 12 vezes no Paraná. Na safra de 1996/1997, foram colhidas 4,3 mil toneladas de produtos orgânicos; já na safra de 2002/2003 a produção saltou para 52,2 mil toneladas.

O número de propriedades voltadas para a agricultura orgânica, por sua vez, saltou de 400 para 3,9 mil no mesmo período, distribuídas em 86 municípios paranaenses.

Cambará

Na noite da última terça-feira (25), o secretário do Meio Ambiente esteve no município de Cambará falando aos alunos do curso para formação de técnicos em Meio Ambiente, do Colégio Agrícola Estadual de Cambará. Cheida apresentou os principais programas voltados à conservação natural e recuperação da cobertura florestal, como os programas Mata Ciliar e Paraná Biodiversidade.

O curso é oferecido pela Secretaria da Educação em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, utilizando recursos provenientes do Fundo Estadual do Meio Ambiente ? Fema.

No início de novembro, a Secretaria do Meio Ambiente, através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), e a Emater promovem com o Colégio Agrícola de Cambará o plantio de 12 mil mudas no Rio Alamari, que atravesse o município.

Voltar ao topo