Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência coloca 227 trabalhadores no mercado

De janeiro a fevereiro deste, 227 pessoas portadoras de deficiência foram colocadas no mercado de trabalho. Esse número representa um aumento de 53,30% em relação ao mesmo período do ano passado e é resultado do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PPD), iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP). A Secretaria tem investido freqüentemente na qualificação de pessoas com deficiência, em conjunto com outras instituições.

Segundo o secretário Padre Roque Zimmermann, Senai, Sindimental, Bosch são algumas das entidades parceiras da SETP na qualificação profissional de pessoas com deficiência. "São cursos com alto índice de empregabilidade em que grande parte dos alunos vão direto para o mercado de trabalho, absorvidos pelas próprias entidades que financiam os cursos", explica o secretáro. A meta para esse ano é colocar 1.500 trabalhadores no mercado. "Ano passado a meta era de mil e acabamos colocando 1.232", lembra Zimmermann.

Na última terça-feira (08/03), a Secretaria e a Clinihauer firmaram um convênio para a capacitação de 40 deficientes para o mercado de trabalho na área da saúde, para funções de tele-atendimento, recepcionista e telefonista. Pelo acordo de parceria, a Clinihauer se responsabiliza pela capacitação e pagamento de uma bolsa-auxílio de R$ 150 e mais vale-transporte durante os dois meses do curso. À Secretaria do Emprego caberá a seleção dos candidatos e o encaminhamento para o mercado de trabalho, através da Agência do Trabalhador.

Sobre o PPD

O programa é vinculado à Secretaria do Emprego e funciona nas Agências do Trabalhador em todo o Estado. Além da qualificação profissional, a colocação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a orientação de empresários para a contratação dessas pessoas também são atribuições do programa.

Para se inscrever basta procurar uma Agência ou Posto de Atendimento e apresentar os documentos pessoais e currículo. Os locais de atendimento em todo o Estado podem ser consultados no site da SETP: www.setp.pr.gov.br 

Voltar ao topo