Produção Industrial do Paraná cresce 9,1%

As indústrias do Paraná apresentaram em fevereiro um crescimento na produção de 9,1%, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (16) pelo IBGE. O levantamento revela que o incremento industrial paranaense foi o terceiro maior do país no mês. Acima, só ficaram o Espírito Santo (25%) e o Ceará (13,5). A média brasileira ficou em 4,1%.
Já no acumulado do primeiro trimestre, a posição do Paraná foi melhor ainda. Ficou em segundo lugar, com 8,7%, atrás apenas do Espírito Santo (20,6%). A média nacional ficou em 3,4%. A boa performance na extração do petróleo ajudou as indústrias capixabas. Já no caso do Paraná, o bom resultado é atribuído ao desempenho favorável das exportações e da agroindústria.
Com o resultado de fevereiro, informa ainda o IBGE, o crescimento da produção industrial do paranaense no período janeiro-fevereiro ficou em 8,7% e o do acumulado do ano em 3%. O incremento no mês foi verificado em 16 dos 19 setores pesquisados. As indústrias química (10,4%) e mecânica (21,6%), estimuladas pela agricultura, responderam pelas maiores contribuições do resultado global. O setor que mais recuou foi o de matérias plásticaS, com -9,8%.
No indicador acumulado no primeiro bimestre do ano, 14 ramos industriais aumentaram a produção. Pelo impacto no índice geral, os destaques ficaram com as indústrias de material elétrico e de comunicações (60,6%), química (6,9%), material de transporte (32,3%) e mecânica 13,5%). Em contrapartida, a principal influência negativa foi do setor têxtil (-12,3%).

Voltar ao topo