Produção e exportação de veículos atingem novos recordes em fevereiro

A indústria automobilística teve o melhor fevereiro de sua história em produção e vendas de veículos ao mercado externo. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram produzidos no país 201.889 veículos, quantidade 3,3% maior que a do mês anterior e 3,9% superior à de fevereiro de 2005. No acumulado de 2006, houve um salto de 10,7% sobre o primeiro bimestre do ano passado, com um total de 397,3 mil unidades produzidas.

Já as exportações de veículos e máquinas agrícolas cresceram 14,6% nos dois primeiros meses do ano, sobre igual período do ano passado; 19,3% na comparação com janeiro último; e 12,9% sobre fevereiro de 2005. Em volume financeiro, as vendas externas alcançaram US$ 882,7 milhões.

Apesar do bom desempenho, o presidente da Anfavea, Rogélio Golfarb, disse que "há uma clara tendência de desaceleração no ritmo de exportações". Ele se referia ao impacto provocado pela queda na cotação do dólar frente ao real. "A pressão do câmbio começa a tirar o fôlego do setor", queixou-se.

Os dados divulgados hoje (6) pela Anfavea indicam que o mercado interno permanece aquecido, embora tenha oscilado negativamente em 3,8% sobre janeiro. O número de veículos licenciados nacionais e importados atingiu 127.881 unidades, 17,7% maior do que em fevereiro de 2005. No acumulado do ano, o movimento cresceu 11,3%.

Para Rogélio Golfarb, se forem confirmadas as expectativas de queda na taxa básica de juros, a Selic, "isso pode provocar um efeito benéfico sobre as vendas internas". Ele também informou que a participação dos veículos com motores bicombustíveis nessas vendas passou de 73% para 77%.

Voltar ao topo