Produção do trigo deve cair quase 50% na safra 2006-2007

Brasília – A produção do trigo na próxima safra deve ser quase 50% menor do que a colhida na safra 2005-2006. De acordo com os dados do primeiro levantamento de intenção de plantio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre a safra 2006-2007, divulgados nesta quinta-feira (5), em Brasília, deve haver uma queda de 2,4 milhões de toneladas, causada pela redução de 25,9% na área plantada e de 32,4% na produtividade do grão.

Segundo a Conab, a queda na safra do trigo também deve ocorrer devido à estiagem no início do ciclo da planta no Paraná, às temperaturas reduzidas no Paraná e no Rio Grande do Sul e a estiagem em São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, atribui essa queda na valorização do real frente ao dólar na última safra que ocasionou perdas para o produtor e desestimulou o plantio para a próxima safra.

?Os preços [na safra passada] estiveram muito baixos. Isso fez com que o nosso produtor tomasse a iniciativa de reduzir a área. Além da redução da área, tivemos condições naturais muito negativas, grande estiagem ao longo do plantio e geada?, explicou o ministro. ?Esse conjunto de fatores levará a uma queda substancial da produção e uma importação?, completou.

Apesar da necessidade de importar trigo, Guedes enfatizou que a medida não deve elevar o preço do pãozinho. ?Vamos importar com tranqüilidade. Os preços do trigo no mercado mundial não estão elevados, aliás o preço do mercado interno é formado com base nos preços do mercado mundial. Então, não há nenhum problema em importarmos o trigo? explicou. 

Voltar ao topo