Produção do Iapar é distribuída em praça da capital

Assim como o lançamento da nova variedade de café, feita na Escola de Governo desta terça-feira (04), outra atividade pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) foi realizada para divulgar o trabalho do instituto. O secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, participou no sábado (01), em Curitiba, da distribuição de grãos de variedades desenvolvidas pelo Iapar. Conhecida como Iapar na Praça, a iniciativa faz parte das atividades do 34.º aniversário do Instituto.

Na Praça Rui Barbosa, no centro da capital, foram distribuídas duas toneladas de arroz, feijão e trigo. Os produtos foram entregues em embalagens de 270 gramas, juntamente com material informativo sobre o trabalho realizado pelo Iapar. As variedades distribuídas foram trigo IPR 118, arroz Iapar 58 e feijão IPR Chopim.

Ribas destacou a importância de divulgar, junto à sociedade, o trabalho técnico-científico desenvolvido pelo Iapar. ?O Paraná é o principal Estado agrícola do País, e o Iapar tem contribuído muito para essa realidade?, informou. O secretário ressaltou a importância dos avanços obtidos pelo instituto na melhoria da produtividade na agricultura familiar do Estado. ?É válido lembrar que 86% das 350 mil propriedades, existentes no Paraná, têm menos de 50 hectares?, analisou.

Quanto à presença do Iapar no dia-a-dia da população, o diretor-presidente do Instituto, José Augusto Teixeira de Freitas Picheth, lembrou que uma das variedades de feijão mais consumidas no Paraná é o Iapar 81. ?Praticamente 80% do feijão consumido no Paraná, é originário de material desenvolvido pelo instituto. Grande parte do arroz, do café e do algodão existentes no mercado também é resultado de pesquisas feitas por nossos técnicos?, contou.

A tecnologia paranaense ultrapassa fronteiras. De acordo com Picheth, a variedade de arroz Iapar 9 é uma das mais produtivas na China, atualmente. ?Numa única região, há 60 mil hectares plantados com aquela variedade. Ela foi cedida àquele país durante o último governo de Roberto Requião?, disse.

Ele lembrou que o Iapar na Praça foi realizado pela primeira vez em Londrina, no ano de 2004, durante a comemoração do 32.º aniversário do Instituto. ?Dessa vez, trouxemos a novidade para Curitiba. Esperamos que, no próximo ano, a iniciativa se repita em outras cidades do Estado, com uma maior variedade de produtos. Literalmente, o Iapar está na praça?, afirmou.

Conhecimento

Para a aposentada, Arilma Costa, a iniciativa de apresentar os produtos desenvolvidos pelo Iapar é uma excelente oportunidade para saber mais sobre as ações da Secretaria da Agricultura. ?Eu não sabia da existência de todo esse trabalho. Pude conhecer coisas que jamais tinha visto. É a primeira vez que vejo trigo em grão. Só conhecia os ramos da planta, usados em enfeites?, disse.

Já a aposentada Jenita Benthlin disse que o contato com os produtos distribuídos pelo Iapar provocou saudades dá época em que era criança. ?Assim que vi esse feijão, o trigo e o arroz, lembrei-me dos meus pais, e como toda a nossa família trabalhou duro na roça, produzindo trigo, feijão, milho e batata. Tudo para o nosso sustento?, relatou.

Voltar ao topo