Produção da indústria melhora no ano, aponta FGV

A previsão dos empresários ouvidos pela Fundação Getúlio Vargas (FVG) para pesquisa Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação aponta que a produção da indústria apresenta melhor resultado em dezembro de 2006, em relação ao mesmo período de 2005, que saltou de 93 para 101.

"Neste final de ano a indústria está sentindo a recuperação da economia e a redução da taxa de juros", afirmou o coordenador da pesquisa, Aloísio Campelo. Em relação ao emprego da indústria, o levantamento indica estabilidade. "Não houve avanço na recuperação do trabalho na indústria", disse o coordenador. O emprego previsto em dezembro deste ano ficou em 101 pontos ante 100 pontos no mesmo período de 2005.

A pesquisa também ouviu os empresários sobre o presente movimento da Indústria de Transformação, em que os executivos constataram um avanço na Situação Atual dos Negócios. "O ambiente dos negócios é favorável e está no melhor patamar desde outubro de 2004", disse Campelo, acrescentando que, apesar do câmbio não estar satisfazendo alguns setores, a redução da taxa de juros foi preponderante para este resultado.

Em relação ao nível de estoques, Campello afirmou não haver sinais de que ocorrerá desaceleração. Pondera, entretanto, que isso não significa aquecimento, mas sim equilíbrio.

Voltar ao topo