Presos de Foz do Iguaçu aprendem a consertar computadores

Cento e vinte presos da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu (PEF) trabalharão com conserto de computadores, no barracão inaugurado nessa quinta-feira (29), nas dependências da unidade. O secretário da Justiça e da Cidadania, Aldo Parzianello, declarou estar cumprindo a política do Governo do Estado, na ressocialização dentro do Sistema Penitenciário, por meio de atividades profissionalizantes. ?Humanizamos a pena e promovemos a possibilidade de reinserção social do preso?, declarou.

Segundo o diretor da PEF, Alexandre Calixto da Silva, com esse novo grupo que irá trabalhar no barracão, 360 dos 580 detentos da unidade estarão inseridos em frentes de trabalho. ?Eles estarão envolvidos numa área promissora, com mercado de trabalho, evitando a ociosidade durante o cumprimento da pena?, detalhou Silva. A cada três dias trabalhados, os internos reduzem um dia da pena.

Parcerias

Nessa primeira etapa, a Secretaria e a prefeitura de Foz do Iguaçu firmaram acordo para que os presos sejam responsáveis pelo conserto de computadores das escolas da rede pública de ensino. A capacitação para esse trabalho será realizada pelo Parque Tecnológico de Itaipu e a implantação do projeto está prevista para fevereiro.

Com uma área de 240 metros quadrados o barracão foi construído com recursos da Secretaria da Justiça e da Cidadania. Conforme a direção da PEF, há projetos para que o espaço se torne uma grande oficina de produção de camisetas e bolas de futebol costuradas. No fim do evento, alguns presos jogaram futebol em confraternização de fim de ano.

Voltar ao topo