Presidente da OAB defende a cidadania

Toma posse hoje, o novo presidente da OAB Nacional, o advogado de Ponta Grossa Roberto Antonio Busato, eleito em chapa única com um total de 788 votos válidos de um total de 797 votantes, 7 conselheiros da Ordem votam em branco, 1 se absteve e 1 votou nulo, no último domingo, dia 25 de janeiro. Busato é o primeiro presidente eleito no Sul do Brasil e o primeiro advogado do Interior a assumir a presidência da entidade nacional, conquistando assim um feito inédito na sua carreira e para o Interior do Paraná.

Catarinense de Caçador, mas radicado desde a infância em Ponta Grossa, Roberto Antonio Busato, aos 49 anos de idade é um jovem profissional que está há dezoito anos vinculado a OAB. Iniciou na regional de Ponta Grossa como tesoureiro e depois presidente. Foi conselheiro e vice-presidente da OAB do Paraná e conselheiro, diretor tesoureiro, vice-presidente e agora presidente do Conselho Nacional.

Busato conquista a presidência num momento que ele avalia como muito difícil, pois enfrentará entre outros assuntos os escândalos que envolvem o setor e principalmente o clamor da sociedade pela reforma do judiciário. Mas a idéia inicial é de lançar uma campanha nacional em defesa da prerrogativa do advogado e da valorização da profissão. “É preciso esclarecer a importância dessa atividade para a comunidade como um todo”

Busato entende que a eleição de Luís Inácio Lula da Silva como presidente do Brasil rompeu com o sistema da elite política do país e é chegado o momento da retomada do avanço social.

Justiça social

Para o novo presidente do Conselho Nacional da OAB, a entidade tem que estar na vanguarda da reforma do judiciário para que possa propor um caminho próximo da população em favor da Justiça Social e das causas da cidadania. “Estamos diante de uma justiça extremamente cara, a sociedade não tem defensor público e poderio financeiro concentrado comanda as ações”.

Busato defende um Ministério Público mais integrado à comunidade e todo o processo judicial mais simples, evitando que os advogados mais preparados continuem transpondo os obstáculos da legislação em favor de uma minoria privilegiada e onde o cidadão comum não consegue avançar.

Para ele é preciso a preservação e valorização da cidadania, que deve estar ativa e onde o cidadão também tenha consciência da sua responsabilidade.

“Tenho mantido bons contatos, desde o lançamento da minha candidatura com a CNBB e outros órgãos que defendem os interesses da população”. A CNBB, segundo explicou, tem evidenciado a falta de um instrumento maior em defesa da cidadania e “este instrumento deve ser o advogado”, sugere.

Busato, que pretende também mexer nas normas eleitorais da Ordem, denunciando campanhas milionárias, assevera que pretende exercer o seu mandato de três anos com muita austeridade e valorizando a imagem da classe: “Um advogado com medo é meio advogado e meio advogado é meio cidadão”.

Posse ao vivo pela TV

A posse do novo presidente nacional da OAB, Roberto Antonio Busato, terá transmissão ao vivo pela TV Justiça neste domingo, dia 1.º de fevereiro, a partir das 18h. A posse ocorrerá no auditório do Conselho Federal da OAB, em Brasília, e contará com as presenças de diversas autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário. Além de Busato, toda a nova Diretoria e 81 Conselheiros Federais serão empossados.

Onde assistir: em Curitiba: TVA Sul (78) e Net Curitiba (8).

Voltar ao topo