Prefeitura planta 7.884 árvores nos binários e na Linha Verde

A Prefeitura de Curitiba vai plantar 7.884 novas árvores como parte do projeto ambiental dos quatro grandes binários em obras – Mário Tourinho, Capão da Imbuia/Hauer, Santa Bernadethe e Brasília -, e da avenida Linha Verde, que está sendo construída na antiga BR 116.

Das 7.884 árvores, 1.342 serão plantadas nos binários e 2.600 ao longo da avenida Linha Verde, entre o Pinheirinho e o Jardim Botânico, num total de 3.942 exemplares – destes, 1.614 serão plantados no Parque Linear da Linha Verde, uma área de 20,8 mil metros quadrados do Pinheirinho até próximo ao viaduto da Marechal Floriano.

As outras 3.942 árvores, do lote de 7.884 espécies, serão doadas ao Horto Municipal. São árvores de várias espécies, entre elas ipê roxo, ipê amarelo, manacá, araucária e canafístula que vão colorir a Linha Verde, e as ruas e avenidas que fazem parte dos binários.

No binário Mario Tourinho já foram plantadas 258 árvores. Também foram plantadas, 153 árvores nas ruas do binário Santa Bernadethe. Outras 429 árvores serão plantadas no binário Brasília e 502 no binário Capão da Imbuia/Hauer.

Juntos, os quatro binários têm 18,6 quilômetros, envolvem 26 ruas de 14 bairros e somam um investimento de R$ 30,6 milhões feito pela Prefeitura de Curitiba com financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O projeto ambiental das obras dos binários e Linha Verde prevê ainda a revitalização do Horto Florestal, aumentando a capacidade de produção de mudas do Município. As obras também vão transformar a área em um horto-parque, destinado è educação ambiental e ao lazer da população.

Com 58.868 metros quadrados, o Horto Municipal, no Guabirotuba, será ligado à Estação PUC – uma das oito estações de embarque e desembarque que serão implantadas no trajeto da Linha Verde. A estação terá uma área verde de ligação com o horto, facilitando o acesso de participantes de atividades de educação ambiental que serão realizadas.

A avenida Linha Verde representa um investimento de R$ 121 milhões, feito pela Prefeitura de Curitiba com financiamento parcial do BID. Terá dez pistas de tráfego, incluindo canaletas exclusivas do sistema de transporte, e mais duas faixas de estacionamento.

No trecho em obras – entre o Pinheirinho e o Jardim Botânico – serão implantadas oito estações de embarque e desembarque e quatro binários que vão fazer a "costura" entre os dois lados da antiga BR, unindo bairros hoje separados pela rodovia.

Voltar ao topo