Prefeitura de Curitiba reduz em 55% os custos de manutenção de veículos

A Secretaria Municipal da Administração conseguiu reduzir em 55% os custos com manutenção de veículos. Responsável pela frota própria de 380 veículos leves, pesados e ambulâncias que servem a Prefeitura, a secretaria mudou a forma de execução dos serviços e os critérios para seleção e acompanhamento do trabalho terceirizado.

"O resultado foi percebido rapidamente. Em pouco mais de dois meses conseguimos reduções que chegaram, em alguns casos, a até 60% do valor inicial", conta o secretário José Richa Filho.

Em 16 veículos, que passaram por manutenção em oficinas terceirizadas este ano, por exemplo, os primeiros orçamentos alcançavam R$ 98.869,39. Ao final, a Prefeitura pagou R$ 44.383,83 pelos mesmos serviços.

"O valor economizado foi de R$ 54.485,56. Ou 55% do total pedido no orçamento inicial", conta a diretora de Programação e Execução de Serviços, Andréa Regina Abrão.

Esses resultados, explica Andréa, só foram possíveis com a redefinição das regras e padrões exigidos pela secretaria e com o treinamento dos funcionários para auditar o serviço externo. A rigidez no controle e a disposição de conseguir um custo mais baixo não deixou de lado a qualidade do serviço.

"Estamos usando nosso pessoal, uma equipe pequena demais para realizar a manutenção diretamente, como auditores do trabalho terceirizado", diz Andréa. "Os prestadores de serviço já entenderam o novo funcionamento: se o nosso pessoal não fiscalizar não haverá pagamento", acrescenta.

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