Porto de Paranaguá: Políticos e empresários do Oeste rejeitam privatização

Prefeitos, deputados, vereadores, dirigentes de cooperativas do Oeste do Paraná também entraram no movimento de defesa contra a ameaça de federalização e privatização dos Portos de Antonina e Paranaguá. A região é a principal produtora da soja exportada pelos portos paranaenses.

?A região Oeste se irmana a esta luta do governador Roberto Requião e de todos os paranaenses no sentindo de que a direção e comando do Porto de Paranaguá continue nas mãos do Estado do Paraná?, disse o prefeito de Cascavel, Lísias Tomé, presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). ?Entendo que essa é a melhor fórmula, que melhor atende os interesses dos nossos produtores. É esse a nossa posição que está sendo levada em todo o oeste do Paraná?, completa Lísias Tomé.

O deputado estadual Elton Welter, da região de Toledo, apontou que mudanças sugeridas pela Assembléia Legislativa, através de uma comissão parlamentar, foram acatadas pela atual administração dos Portos. ?Hoje a gente sente que há uma eficácia nas ações do Porto e quem moveu essa ação de tentar tomar o porto público para União são deputados federais ligados à transgênia. No nosso entendimento, essa ação não procede porque depõe contra o interesse do Paraná?, afirmou o deputado.

O presidente da Cooperativa Agroindustrial Lar, Irineu Costa Rodrigues, concordou com Welter e disse ainda que o Governo do Estado já se mostrou ?competente? em administrar os Portos. ?Nós temos que pensar como paranaense e atuar junto com o Governo do Estado e com a sociedade. O Paraná vem dando exemplos em diversas áreas da administração pública, tem competência e credibilidade de administrar também o porto?, disse Rodrigues, que administra uma cooperativa de sete mil produtos rurais e 2,7 mil empregados.

Para o deputado federal Moacir Micheleto, o Porto de Paranaguá ?tem a cara do Paraná? e um porto estratégico para o Brasil. ?Não podemos em hipótese nenhuma admitir de que ele seja transferido a sua administração para o governo federal?, reagiu Micheleto.

Ajustes

O vereador Carlos Budel, presidente da Acamop (Associação das Câmaras Municipais do Oeste do Paraná), também se coloca pela permanência da administração sob o comando do governo paranaense. ?O Porto de Paranaguá deve ficar sob o comando do Estado?, observou.

A mesma opinião é do deputado federal Dilto Vitorassi. ?O Porto de Paranaguá jamais deve ser federalizado ou privatizado. As distorções que podem haver devem ser corrigidas através de auditorias. O porto também não deve prejudicar os produtores de soja transgênica?, afirmou.

Para o prefeito de Itaipulândia, Vendelino Royer, o Brasil já vendeu demais as suas estatais. ?Acho que está na hora de segurarmos um pouco que nos resta. Manter o controle do porto de Paranaguá é manter o controle da entrada e saída de mercadorias. O governo precisa ter o domínio daquilo que exporta e importa e é também uma forma de garantir mais recursos para o nosso Estado?.

Mobilização

Para o deputado estadual Ademir Bier é fundamental a mobilização da sociedade e do povo do Paraná em defesa dos portos. ?O Porto de Paranaguá tem uma importância fundamental para a nossa economia e temos que nos unir todos como já fizemos em outras bandeiras como a da Copel e da Sanepar. A defesa do Porto de Paranaguá e a nossa bandeira e luta agora. Vamos evitar que cometa um erro histórico da forma de como está ocorrendo?.

O prefeito de Medianeira, Elias Carrer, atenta que o Porto do Paranaguá atende todo o escoamento das safras, além do Oeste, do Estado de Mato Grosso do Sul e do Paraguai. ?Já por isso se justifica que o porto continue nas mãos do estado, administrado pelo governo do Paraná?.

O deputado Reni Pereira afirma que o interesse do povo do Paraná ?é maior do que qualquer disputa política. O Porto de Paranaguá tem que ficar sob o comando do Governo do Estado. Qualquer ajuste que for necessário não é motivo para revertê-lo ao Governo Federal. O interesse do Paraná é maior do que qualquer disputa política?.

Para o prefeito de Missal, Plínio Stuani, o Governo Federal terá muitas dificuldades de administrar os portos. ?O Porto é melhor administrado pelo Governo do Estado e também é uma porta de entrada de outros produtos. O Governo Federal não terá a eficiência que o Governo do Paraná tem na sua condução?.

O deputado Duílio Genari lembrou também que a cada dia o porto de Paranaguá está melhorando sua estrutura de embarque, dando melhores condições aos exportadores. ?Temos que ficar com o porto nas mãos do Paraná?, finalizou.

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