Eleições 2008

Votação com urnas biométricas em São João Batista ocorre sem alterações

Transcorre sem problemas a eleição para prefeito e vereadores em São João Batista, a 100 quilômetros da capital Florianópolis, no Vale do Rio Tijucas, no Sul do Estado, onde está sendo usada pela primeira vez a urna biométrica, que identifica o eleitor por meio de impressão digital. Além de São João Batista, apenas os eleitores de Fátima do Sul (MS) e Colorado D’Oeste (RO) estão votando neste tipo de urna, que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pretende implantar em todo o país até 2018.

De acordo com funcionários do cartório da 53ª Zona Eleitoral, à qual pertence o município de São João Batista, não houve qualquer problema com a biometria e o processo de votação está melhor do que na simulação feita no início do ano com 800 eleitores, porque a sensibilidade do sistema biométrico foi diminuída e apresenta menos erros. Apenas uma seção de votação registrou anormalidade, quando uma urna foi desligada acidentalmente, mas logo voltou a funcionar.

A cidade permaneceu tranqüila durante todo a manhã e início da tarde, apesar da acirrada disputa durante a campanha pelos candidatos à Prefeitura – o atual Prefeito, empresário Aderbal Mendes dos Santos, e seu adversário, o médico Gilberto Cândido, que é também o vice-prefeito do município e se tornou adversário de Aderbal ao longo da gestão do antigo aliado.

Embora o resultado oficial só vá ser conhecido à noite, após a divulgação dos números pelo TRE, segundo moradores locais horas antes os partidários do vencedor já estarão comemorando na praça principal da cidade, pois, de acordo com a tradição local, pelo movimento nas seções eleitorais é possível prever, com certeza, quem ganhará horas antes de serem apurados os votos.

Os dois candidatos votaram pela manhã, em horários e locais diferentes: Aderbal, as 11 horas, na Escola Flora Auta, na zona rural do município, no bairro de Fernandes, onde nasceu e foi criado. Dr. Gilberto, como é conhecido o candidato oposicionista, votou ao meio-dia no Colégio São João Batista, a maior zona eleitoral do município, no centro da cidade.

Os dois, hoje, são adversários irreconciliáveis, mas na eleição passada estavam juntos e venceram a disputa pela Prefeitura. Num debate promovido pela Rádio Clube de São João Batista, na semana passada, eles trocaram acusações em público. Na Câmara de Vereadores da cidade. Dr. Gilberto disse que quando disputava a eleição como vice, em 2004, Aderbal dizia que ele era o melhor, “e de repente fiquei ruim”.

O prefeito de São João cobrou do adversário sua posição contrária à construção do Centro Empresarial e Cultural do município e também contestou sua recusa em assumir a Secretaria de Saúde em 2004. E ainda o acusou de só pensar em empregar parentes, o que Dr.Gilberto negou. O prefeito ameaçou divulgar uma gravação em que seu adversário pedia vaga para um parente na prefeitura.

O Prefeito concorre pela coligação Cada Vez Melhor (PTB/PP/PRB/PPS/PT), enquanto o oposicionista disputa pela coligação São João Batista para Todos (DEM/PDT/PMDB/PSB/PSC/PSDB).