Tucanos ficam fortes nos estados vencedores

Nem só de derrota foi o segundo turno para o PSDB. Nos estados, dos quatro governos que disputou, o partido de José Serra venceu três domingo, derrotando três candidatos da base de apoio a Dilma Rousseff (PT).

Com as eleições de Marconi Perillo (em Goiás), José Anchieta Júnior (em Roraima) e Simão Jatene (no Pará) o PSDB será o partido com mais governadores em 2011, tendo eleito oito neste ano.

Quem também elegeu três governadores no segundo turno foi o PSB, que se tornou o segundo partido com mais governadores. Domingo, o PSB elegeu Camilo Capiberibe (no Amapá), Wilson Martins (Piauí) e Ricardo Coutinho (Paraíba).

Parte do desempenho do PSB deve-se à desistência de Ciro Gomes de disputar a presidência pelo partido. Facilitando o caminho de Dilma, o PSB ganhou o apoio do PT em estados em que os partidos poderiam ser adversários.

O PT e o PMDB elegeram um governador cada no segundo turno e comandarão cinco estados cada um a partir de 2011. O PT venceu com Agnelo Queiroz, no Distrito Federal, e o PMDB elegeu Confúcio Moura em Rondônia.

Um dos partidos enfraquecidos nas eleições estaduais foi o PPS, sem nenhum governador e perderá dois mandatários na virada do ano. PP e PDT que têm um governador cada, também terminam a eleição sem eleger ninguém nos estados. A aposta do PDT era o Paraná, com Osmar Dias, que perdeu para Beto Richa (PSDB).