Três querem o comando do PT no Paraná

O deputado federal Assis do Couto, a ex-candidata ao Senado Gleisi Hoffmann e o vice-prefeito de Sarandi José Aparecido da Silva, o Zezinho, são os três candidatos inscritos à presidência estadual do PT.

O sucessor do deputado federal André Vargas no comando do partido no Paraná será escolhido no processo de eleição direta marcado para o dia 2 de dezembro. O segundo turno será realizado no dia 16 de dezembro. O prazo para a apresentação das candidaturas venceu anteontem, 9.

Além dos candidatos a presidente, foram inscritas quatro chapas com 95 integrantes para concorrer às vagas do diretório e da executiva estadual. Os três candidatos representam vários grupos. Gleisi é a candidata do Campo Majoritário e de alguns integrantes da Mensagem ao Partido. Ela tem o apoio de Vargas, do deputado federal Ângelo Vanhoni e de quatro deputados estaduais: Pedro Ivo, Luciana Rafagnin, Péricles Holleben e do líder da bancada Elton Welter. O diretor-geral da Usina de Itaipu, Jorge Samek, o secretário estadual do Planejamento, Ênio Verri, e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, também integram o grupo dos apoiadores de Gleisi.

O deputado federal Assis do Couto tem entre seus principais apoiadores o deputado federal Dr. Rosinha. Já o vice-prefeito de Sarandi integra o grupo do deputado estadual Tadeu Veneri.

Em Curitiba, a disputa pela presidência do diretório municipal ficará entre o vereador André Passos, o atual tesoureiro do diretório municipal, Nivaldo Lourenço Vieira, e o líder comunitário José Alves, o Zuca. À exceção de Dr. Rosinha e Veneri, que trabalham pela candidatura de Vieira, os demais parlamentares com domicílio eleitoral em Curitiba estão apoiando Passos. Os vereadores Pedro Paulo e Roseli Isidoro também estão com André Passos. A vereadora Professora Josete está no grupo de apoio de Vieira.

Na coordenação

O atual presidente estadual do PT vai ser um dos coordenadores da campanha de Ricardo Berzoini à reeleição para a presidência nacional do partido. Vargas disse ontem que seu grupo está unido em torno da candidatura de Gleisi para a presidência estadual.

Além de Berzoini (chapa Construindo um Novo Brasil), estão inscritos para a disputa da presidência nacional do partido os seguintes candidatos: Jilmar Tatto (Partido é pra Lutar), José Eduardo Martins Cardozo (Mensagem ao Partido), Valter Pomar (A Esperança é Vermelha), Markus Sokol (Terra, Trabalho e Soberania), José Carlos Miranda (Um Programa Socialista para o PT) e Gilney Viana (Militância Socialista).

Vargas irá integrar a executiva nacional do PT na chapa de Berzoini. ?Já administramos o PT por sete anos e o partido cresceu muito nesse período. Agora ajudarei na eleição do Berzoini e da Gleisi e estou disposto a compor a executiva se o convite for feito. Há mais de 10 anos, o Paraná não ocupa um cargo com participação efetiva na executiva?, declarou.

Voltar ao topo