TRE/PR quer apurar os votos para governador em 2014 em dez minutos

 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), um dos mais ágeis na apuração das eleições, quer ser o número um em 2014 e em 10 minutos apresentar o nome do novo governador. Este é um dos principais objetivos do novo presidente, Rogério Coelho, que toma posse hoje. “Os trabalhos já começaram e vamos aperfeiçoar aquilo que já fizemos. No segundo turno das eleições no ano passado, com 18 minutos já sabíamos quem estava eleito”, destaca Rogério.

O novo presidente, assim como o vice, Edson Luiz Vidal Pinto, nome mais provável para assumir o tribunal no ano eleitoral, podem ter bastante trabalho já nos próximos meses. Duas situações em Colombo estão próximas da solução. A primeira deve ser a decisão sobre Beti Pavin (PMDB), prefeita eleita com 52% dos votos, mas impedida de assumir o cargo pela Lei da Ficha Limpa. “O processo está submetido ao TSE e acredito que seja solucionado neste mês ou março”, explica Coelho. Se mantido o impedimento, a cidade terá nova eleição.

O TRE-PR também aguarda a decisão da Justiça comum quanto ao número de vereadores de Colombo. Em 2012, os parlamentares aumentaram o número de cadeiras de 13 para 21. Porém, a juíza Letícia Zétola Portes, concedeu liminar em ação popular mantendo as 13 vagas, o que pode mudar a relação dos eleitos. “Vamos ter que verificar os cálculos do quociente eleitoral e dos votos válidos. Mas ainda depende da Justiça estadual”, diz o presidente.

Biometria

Mais sete cidades do Paraná terão urnas biométricas no ano que vem. Eleitores de Londrina e Tamarana iniciarão o recadastramento em março. Maringá, Doutor Camargo, Paiçandu, Floresta e Ivatuba farão o mesmo processo a partir de abril.