TRE/PR prepara urnas eletrônicas para votação

Começou ontem, às 17h, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), o carregamento dos caminhões dos Correios com as urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação deste domingo, em Curitiba. Os caminhões ficaram estacionados durante a noite no pátio interno do TRE e hoje, a partir das 7 horas, tem início a distribuição das 3 230 urnas nos locais de votação. Além dessas, o tribunal mantém em reserva mais duas centenas de urnas para suprir aquelas que porventura apresentarem problema.

Hoje às 9h, na sala de múltiplo uso 1 do TRE, Luís Carlos Xavier, juiz eleitoral da 177.ª zona e presidente da Comissão de Auditoria de Verificação do Funcionamento das Urnas Eletrônicas mediante Votação Paralela, preside o sorteio das quatro urnas eletrônicas (uma de cada município onde haverá segundo turno: Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa). As urnas serão substituídas por urnas de reserva e trazidas para a sede do tribunal. O evento será acompanhado por representantes dos partidos políticos.

Justificativa

Quem estiver fora de seu domicílio no domingo, deverá se apresentar em um dos postos de justificativa da Justiça eleitoral, munido de documento oficial com foto (carteira de identidade ou de motorista) e título de eleitor. Se não o fizer, terá ainda 60 dias para se apresentar no cartório eleitoral de sua cidade e regularizar a situação.

Quem ficar em débito com a Justiça eleitoral terá problemas na hora de requisitar passaporte, fazer matrícula em universidade pública ou tomar posse em cargo do serviço público.

Corpo a corpo

Os candidatos que desejarem fazer campanha corpo a corpo, podem fazê-lo anda hoje. Segundo o calendário eleitoral, 30 de outubro é o último dia para a propaganda eleitoral com uso de alto-falantes e amplificadores de som ou para a promoção de carreatas e distribuição de propaganda política, inclusive material impresso.

Com a realização do último debate entre os candidatos, ontem à noite, encerraram-se as transmissões de debates, entrevistas e propaganda política em emissoras de rádio e televisão. O TSE já decidiu em outras oportunidades que o debate pode se encerrar no dia posterior, mas obrigatoriamente precisa começar no último dia do prazo, que neste segundo turno foi o dia 29 de outubro.

Voltar ao topo