Novas ideias

Transporte coletivo toma conta de discussões na Câmara

Além da CPI em andamento, com a intenção de baixar a tarifa, o transporte coletivo tem tomado conta de outras discussões na Câmara de Curitiba. Neste mês, começou a tramitar na Casa a proposta do vereador Dirceu Moreira (PSL) que sugere a criação da linha “InterTerminais”, para desafogar o movimento. Ela ligaria em seu trajeto os bairros do Cabral, Capão da Imbuia, Hauer, Portão e Campina do Siqueira.

Já outros dois projetos em tramitação no Legislativo sofreram alterações antes de serem votados em plenário. Também de iniciativa de Dirceu Moreira (PSL), o projeto que obriga motoristas e cobradores a realizarem exames psicológicos periódicos foi modificado por recomendação da Comissão de Serviço Público. O parlamentar retirou a periodicidade obrigatória de seis meses, deixando essa definição a cargo do profissional de psicologia. Também restringiu o exame a quem trabalha na Rede Integrada de Transporte (RIT), já que antes a redação dava margem à compreensão que o exame seria aplicado a todos os motoristas de ônibus.

Enquanto Rogério Campos (PSC) mudou seu projeto que obrigava o município a disponibilizar ônibus exclusivos para mulheres nos horários de mais movimento. O parlamentar suprimiu dois artigos da iniciativa, batizada de “ônibus rosa”, retirando a responsabilidade de fiscalização da Secretaria Municipal do Transporte e da Guarda Municipal. O trâmite dos projetos pode ser acompanhados no site www.cmc.pr.gov.br.

Diligência

Amanhã, a CPI do Transporte Coletivo da Câmara fará diligência na Urbs. O objetivo é esclarecer dúvidas sobre o sistema de bilhetagem eletrônica, aquisições de palm tops para agentes de trânsito -que estariam guardados, licitação e contratos firmados com as empresas do setor.