Requião rechaça troca de leite por voto

Em tom de conversa, o governador Roberto Requião (PMDB) fez ontem um discurso didático para as eleições municipais deste ano, durante o ato de lançamento do programa Leite das Crianças, pela manhã, em Curitiba e Araucária.

Requião disse que o eleitor deve estar atento ao cumprimento das promessas eleitorais pelos governantes para orientar o seu voto. “O eleitor tem que prestar atenção nisso. Porque cumprir promessa é um ato de respeito ao cidadão que votou e deu sua confiança”, afirmou o governador, na solenidade em Curitiba.

Antes, em Araucária, o governador já havia alertado aos candidatos às eleições deste ano – principalmente aos prefeitos – que não aceitaria o uso do programa como moeda eleitoral nesta campanha que está começando. Ele disse que estará atento a qualquer tentativa de troca de leite por votos nos municípios.

O discurso abordou o ato de votar, mas os organizadores da solenidade mantiveram afastados do palanque do governador os vereadores que tentam a reeleição e os demais candidatos às eleições municipais deste ano. Requião apenas citou os nomes dos veredores presentes, mas, ao seu lado, ficaram apenas o vice-governador Orlando Pessuti e secretários de Estado. O candidato a prefeito de Curitiba pela coligação PT-PMDB-PTB-PCB-PSC-PCdoB, Angelo Vanhoni, não estava presente ao ato de ontem em Curitiba.

Confiança

O programa Leite das Crianças foi uma das principais promessas da campanha eleitoral de Requião em 2002. O programa consiste na distribuição gratuita de leite a crianças carentes. Ontem, o governador encerrou o roteiro de sua implantação nos 399 municípios do Estado, onde o alcance, segundo os dados divulgados pelo Palácio Iguaçu, é de 158 mil crianças.

O governador afirmou que estava executando uma proposta de campanha e que promessas não valem apenas para o período eleitoral. “Não é uma coisa banal. É importante prestar atenção no seu cumprimento porque isto torna o ato de votar mais seguro e melhora a confiança nas instituições e no governo”, disse.

Ao final, afirmou que as ações do governo são resultado da atuação de uma frente de partidos que assumiu na campanha para o governo e para a presidência da República o compromisso com a mudança.

Voltar ao topo