Requião busca prefeitos; Osmar recorre a vereadores

Enquanto as ?armas? do governador Roberto Requião (PMDB) para reforçar seu exército de eleitores no interior têm sido os prefeitos que estão aderindo à sua reeleição, o senador Osmar Dias (PDT) está montando sua trincheira em Curitiba com os vereadores. Requião demarcou seu território no interior com a ajuda de 331 prefeitos e 54 vice-prefeitos. Já o senador pedetista anunciou ontem que tem o apoio de 22 vereadores dos 38 para conquistar a capital e Região Metropolitana de Curitiba.  

Coordenador da área de prefeitos de Requião, o ex-secretário Renato Adur disse que o governador chegou ao teto dos apoios nas prefeituras. Adur observou que a meta era obter cerca de trezentos apoios, mas que a candidatura alcançou mais do que esperavam ao fechar a adesão de 83% dos prefeitos. Desses, perto de 60% são de outros partidos. Do PMDB e do PSC, que se aliaram formalmente para a disputa da sucessão estadual, os apoios somam cerca de 40%.

Já o deputado Luiz Carlos Martins (PDT), que está ajudando Osmar na campanha em Curitiba e Região Metropolitana, afirmou que a estratégia é irradiar a campanha para o cinturão da capital. ?Nós queremos fazer a ponte entre o campo e a cidade. E isso não é difícil porque consideramos o fato de uma grande parte da população de Curitiba e região metropolitana ter origem no interior do Estado. Esse pessoal tem uma raiz agrícola e não é difícil inserir o senador. E os vereadores sabem como fazer isso?, afirmou.

Etapas

Depois de amarrar o compromisso dos prefeitos, a próxima etapa da estratégia de campanha peemedebista é integrar os apoios de Requião. Adur explicou que o desafio agora é conciliar os grupos aliados ao governador nos municípios.? Vamos compatibilizar os prefeitos com as lideranças do PMDB. Alguns ajustes ainda precisam ser feitos?, comentou o ex-secretário, que está começando a se dedicando a esse trabalho que é aparar eventuais arestas entre os antigos e os recém-aliados do governador, em que um deputado pode se contrapor a um prefeito ou vice-versa.

Caberá à coordenação providenciar um acordo entre os dois para que a campanha não seja prejudicada por divergências locais. Adur disse que é necessário integrar os grupos para que a campanha ganhe corpo em cada cidade. ?E dessa forma, nós vamos de quem está propenso a nos apoiar nas cidades. Vamos regionalizando a campanha através das coordenações?, explicou.

Apelos

Ao agradecer o apoio dos vereadores curitibanos, Osmar destacou a importância do trabalho em parceria com aqueles que representam as pessoas nas cidades. ?Os vereadores estão nos bairros, estão perto da população?, disse Osmar, destacando a liberdade e independência dos legisladores municipais. ?Esta é uma parceria legítima, espontânea, não há prêmio ou pressão, apenas o interesse da população?, disse o senador, afirmando que os vereadores manifestaram apoio suprapartidário.

Osmar reuniu-se com os vereadores na noite de anteontem, em Curitiba, no restaurante da família de Celso Torquato (PSDB). ?Osmar Dias está ampliando dia-a-dia a sua base de apoio em Curitiba. Mais da metade da Câmara está com ele, além de vereadores que, embora não tenham feito ainda um anúncio público, também apóiam Osmar?, disse Torquato.

Na lista dos presentes, segundo relatou Martins, estavam João Cláudio Derosso (PSDB), Dona Lourdes (PSB), Gilso de Freitas (PL), Sérgio do Posto (PSDB), Roberto Hinça (PDT), Rui Hara (PSDB), Sabino Picolo (PFL), Jorge Bernardi (PDT), Jairo Marcelino (PDT), Angelo Batista (PP), Nely Almeida (PSDB), Aladim (PV) e Paulo Frote (PSDB). 

Voltar ao topo