Voto 2012

Quatro pessoas foram detidas fazendo boca de urna em Curitiba

A Polícia Militar deteve quatro pessoas por boca de urna na manhã deste domingo (28), em Curitiba. Elas estavam agitando bandeiras de um candidato na esquina das ruas Rio Guaporé e Rio Guaíba, no Bairro Alto. Segundo a PM, uma pessoa ligou para o telefone 190 e informou a presença dos quatro indivíduos com o material de campanha. “Quando a viatura chegou, realmente constatou as quatro pessoas com as bandeiras, que foram recolhidas. As quatro pessoas foram encaminhadas para o Fórum Eleitoral pela característica de boca de urna”, conta a tenente Danielle Valadares Paluch, porta voz da Polícia Militar no segundo turno das eleições municipais.

De acordo com ela, historicamente a segunda etapa do pleito é mais tranquila do que o primeiro turno e esta constatação está sendo confirmada novamente neste ano. Não houve registros de ocorrências de crimes eleitorais em outras cidades do Estado onde há segundo turno: Ponta Grossa, Cascavel, Londrina e Maringá.

A Polícia Militar montou um esquema de segurança para as eleições neste domingo com 1,4 mil policiais em Curitiba e outros 1,6 mil no restante do Estado. No primeiro turno, a PM registrou 302 ocorrências de crimes eleitorais, que resultaram em 349 encaminhamentos, em todo o Estado. Em Curitiba, no primeiro turno, onze pessoas foram detidas. Os crimes eleitorais mais comuns são boca de urna; compra e venda de votos; e transporte de eleitores.