PSDB se irrita e ameaça investigar o filho de Lula

A decisão dos tucanos foi tomada, na quinta-feira, depois de avaliar que o PT montou uma estratégia para tentar envolver o PSDB no esquema do mensalão.

Além da convocação de Cláudio Mourão, tesoureiro da campanha à reeleição do então governador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), os tucanos também ficaram irritados com declarações recentes do presidente eleito do PT, deputado Ricardo Berzoini, e do ministro Luiz Dulci (Secretaria Geral), que acusou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de adotar uma linha "antidemocrática".

A ofensiva tucana foi acertada pelos principais integrantes do partido e teve o aval dos governadores Geraldo Alckmin (SP) e Aécio Neves (MG), do prefeito José Serra e do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Até mesmo o ex-presidente Fernando Henrique foi consultado. Segundo integrantes do PSDB, a gota d’água foi a forma insistente com que Berzoini está citando o caso de caixa dois da campanha de Eduardo Azeredo em 1998, que foi financiado com recursos do empresário mineiro Marcos Valério.

Na próxima semana, os integrantes do PSDB na CPMI dos Correios devem pedir uma investigação do suposto caixa dois da campanha presidencial do PT em 2002, baseado no depoimento do publicitário Duda Mendonça. Ameaçam, inclusive, pedir a convocação do líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), que teve sua campanha feita por Duda. Os tucanos também analisam a possibilidade de convocar a Telemar para explicar o que consideram tráfico de influência, já que a telefônica fez um aporte de R$ 5 milhões na Gamecorp, empresa do filho de Lula.

"Essa atitude do PT é típica de quem tem complexo de culpa. O PSDB não vai aceitar essa estratégia do Berzoini, o matador de velhinhos. Se eles querem conflito e briga, vamos investigar tudo que ainda está em aberto. O Lula vai parar na CPI. Vamos também tratar do caso da sociedade do filho de Lula", diz o deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ), da CPMI dos Correios.

O PSDB também ameaça abrir uma investigação do suposto esquema de caixa dois petista em vários estados como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina. "O PT quer criar um clima para confundir a opinião pública. Estou convencido que o presidente Lula é o chefe de tudo. Se tudo agora é mentira, como diz o PT, por que o Lula não nomeia de volta o José Dirceu na Casa Civil?", alfineta o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).

Voltar ao topo