PSDB ensaia chapa puro-sangue para Curitiba

O deputado federal Gustavo Fruet e a irmã, a secretária municipal da Educação, Eleonora Fruet, são as alternativas apontadas em determinadas alas do PSDB que, nos bastidores, somam-se ao veto do senador Osmar Dias (PDT) contra a candidatura do vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), na chapa à reeleição do prefeito Beto Richa (PSDB) na disputa do próximo ano.  

 Gustavo é o nome predileto. Ele seria o candidato a vice-prefeito dos sonhos do grupo que traça planos a longo prazo. Este grupo acha que Beto será reeleito em 2008 e é o candidato natural ao governo em 2010. Gustavo seria seu sucessor na Prefeitura e concorreria à reeleição em 2012.

Mas como Gustavo não demonstrou entusiasmo pela posição, a outra opção é Eleonora. Discreta e considerada uma técnica eficiente, a irmã de Gustavo já foi secretária da Administração do Estado, na primeira metade do mandato anterior (2003-2006) do governador Roberto Requião (PMDB). E na visão de alguns tucanos, seria o contraponto ideal à pré-candidata do PT à Prefeitura de Curitiba, Gleisi Hoffmann.

Para Gustavo, a irmã tem potencial. ?Ela tem todas as condições para ser um nome de futuro. Ela sabe tudo de gestão pública?, afirmou o deputado. Mesmo ressalvando que, por enquanto, não há nenhuma articulação dela ou dele em direção a esse projeto, Gustavo disse que Eleonora tem futuro político. ?Até o Requião gosta dela. Ela só pode ser uma pessoa especial?, comparou.

No futuro

O vice-prefeito, Luciano Ducci, tem ignorado os movimentos contrários à sua reeleição. Ducci disse que não pretende alimentar a cobrança sistemática que os pedetistas fazem sobre suas posições na campanha eleitoral ao governo, no ano passado. No primeiro turno, Ducci apoiou Requião e quando Beto optou por Osmar, o vice-prefeito saiu de cena. O PDT não o perdoa.

?Todos os partidos que vão participar de alianças têm o direito de postular o que acharem mais conveniente. Não vou ficar polemizando. Estou vendo tudo isso com muita naturalidade e tranqüilidade?, disse Ducci. Mas deixou claro que o PSB também tem sua importância no processo eleitoral. ?O PSB é aliado do prefeito Beto Richa. O PSB compôs a chapa quando não havia tanta demanda pela posição. E tem sido em todos os momentos. Mas acho que essa decisão de vice cabe ao prefeito. Meu negócio é trabalhar?, declarou. 

Voltar ao topo