Eleição

Prefeitura de Londrina é invadida por pessoas que apoiam Belinati

Um grupo de 200 manifestantes invadiu o prédio da Prefeitura de Londrina, no Norte do Paraná, em protesto contra a cassação do prefeito eleito Antonio Belinati. Eles chegaram em ônibus fretados, por volta das 13h40, e tentaram entrar nos prédios da Justiça Eleitoral, da Câmara da cidade e do Fórum. Em todos os locais o grupo foi barrado, porém, na prefeitura, que é um espaço aberto ao público, eles conseguiram entrar. Segundo a rádio CBN Londrina, muitos deles queimaram seus títulos eleitorais como forma de protesto.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Londrina, os manifestantes tentaram chegar em locais de acesso exclusivo aos funcionários e foram, novamente, barrados. Eles continuaram o “panelaço” no saguão central e foram embora de forma pacífica. Durante todo o trajeto, a tropa de choque esteve presente para garantir a segurança.

O Caso

O prefeito eleito de Londrina, Antonio Belinati (PP), teve o registro da candidatura cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O motivo foi uma transação de R$ 150 mil entre a Prefeitura de Londrina e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em 1999, quando Belinati era prefeito. O tribunal entendeu que um série de irregularidades aconteceu durante o processo.

Na ocasião, Belinati entrou com um recurso no TSE contra a cassação. O tempo que a ação levou para ser julgada coincidiu com o período eleitoral. Na noite de terça-feira (28), a decisão final da justiça foi de impugnar sua candidatura. Através do seu advogado, Belinati afirmou que vai recorrer da decisão.