Pimentel reúne peemedebistas em Jaguariaíva

A passagem do pré-candidato do PMDB ao Senado, Paulo Pimentel por Jaguariaíva, a 170 quilômetros de Curitiba, foi como uma volta no tempo. O ex-governador foi reconhecido nas ruas e, a todo instante, cumprimentado por moradores que queriam lhe dar as boas vindas. Pimentel, que estava acompanhado do deputado estadual Nereu Moura, ainda recebeu várias homenagens.
O ex-governador aproveitou a visita para se reunir com peemedebistas no salão paroquial da Cidade Alta e dar início a campanha na região. Também estavam presentes os presidentes do PT, do PPS e do PDT no município. Para o presidente do diretório municipal do PMDB, vereador Jones Cava, “o ex-governador tem um passado de realizações, o que o credencia a uma vaga no Senado.” Antero Baroni, que também integra a executiva do partido, lembrou que Pimentel vai receber o título de Cidadão Honorário, já aprovado pelos vereadores.
O deputado estadual Nereu Moura destacou que o ex-governador é um exemplo de dignidade e seriedade. “O Paraná precisa dele no Senado para retomar o desenvolvimento.” Pimentel agradeceu as homenagens, entre elas um álbum com fotos do final dos anos 60, relembrando as visitas e as inaugurações feitas no governo dele no município. Ele teve que se esforçar para segurar a emoção e disse que recepções assim servem de “estímulo para continuar trabalhando em benefício da população mais sofrida do Estado.”
Mais homenagens
Mas as lembranças começaram logo na chegada. Depois de descer no aeroporto de Arapoti, distante 20 quilômetros, Pimentel trafegou por um trecho da rodovia que passa por Jaguariaíva e vai até São Paulo, construída ainda quando ocupava o Palácio Iguaçu. Até hoje ela serve para escoar o trânsito de caminhões e foi decisiva para o desenvolvimento da região. Ao entrar na cidade, mais uma surpresa: passeou calmamente pela avenida que leva o nome dele “Governador Paulo Pimentel.”
O ex-governador também pôde conhecer de perto algumas empresas que impulsionam a economia do município, que tem 32 mil habitantes. Pimentel recebido pelos diretores de fábrica da Norske Skog, a maior em produção de papel para imprensa na América Latina. Ele ficou impressionado com os números. Para alcançar 180 mil toneladas/ano, só com energia elétrica, a fábrica gasta US$ 1 milhão por mês.
Depois visitou a Braspine, que produz molduras e marcos de porta de pinus. É a terceira maior empresa do setor na América Latina e toda a produção é exportada para os Estados Unidos e para o Canadá. Mais tarde passou pela Sloboda, uma das mais de 60 madeireiras existentes no município, e que comercializa tábuas brutas de pinus no Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Pimentel ainda encontrou tempo para ir até a Escola Estadual Nilo Peçanha, inaugurada por ele, em maio de 1967. A escola foi construída num conjunto habitacional com 244 casas, também entregue à população no início do governo dele.
Hoje o conjunto habitacional se transformou num dos maiores bairros da cidade e a escola, com 1.100 alunos, é a segunda maior do município. No local, o ex-governador se encontrou com o prefeito de Jaguariaíva na época, Silas Aires. Não teve jeito: assim como começou, a visita acabou terminando com muita emoção

Voltar ao topo