Petista assume uma cadeira na Câmara Municipal de Curitiba

O petista Adenival Gomes assume às 16h de hoje a cadeira do vereador Valdenir Dias (PSB), cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) por abuso de poder econômico cometido nas eleições de 2004.

A Câmara Municipal de Curitiba recebeu ontem ofício da Justiça Eleitoral comunicando a cassação do vereador e determinando a posse do suplente.

Adenival Gomes disse que, apesar de tardia, a ação foi movida pelo PT ainda em 2004, sua posse será importante para reforçar a bancada de oposição no ?cumprimento da principal função do vereador, que é fiscalizar o Executivo?. O novo vereador, que já exerceu mandato entre 2001 e 2004, disse que apesar de ter mais apenas oito meses de mandato entra na Câmara num momento importante, em que será votado o Orçamento Anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Adenival que já declarou ser candidato à reeleição, disse que levará ?as reivindicações dos movimentos sociais às discussões orçamentárias?. Adenival venceu a disputa com Luiz Montanha (PTB) e Bira Schreiber (PSB), que também reivindicavam a vaga por entender que o mandato pertenceria ao partido e não à coligação. Valdenir foi eleito pelo PTB, coligado com o PT nas eleições de 2004. Mas a Justiça Eleitoral determinou que prevalecesse o resultado da eleição, elegendo o primeiro suplente da coligação apto a assumir.

Valdenir Dias disse que não desistiu de terminar seu mandato na Câmara e informou que seus advogados já preparam recurso especial a ser apresentado no TRE e também pretende levar o caso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em caso de insucesso. ?Fui cassado pela acusação, sem provas, de pintar muitos muros, quando não existia um limite estabelecido. Além disso, o PT mentiu ao informar que a diferença de votos entre eu e o primeiro suplente foi de apenas 30, quando foi de 318. Provando que a Justiça foi induzida ao erro, confio que recuperarei meu mandato?, declarou.

Voltar ao topo