Pesquisa reforça tese de candidato próprio do PTB

As discussões dentro do PTB estadual sobre o lançamento de candidatura própria à Prefeitura de Curitiba também se acentuaram, a exemplo do que vem ocorrendo no PMDB e no PDT.

O vice-presidente nacional do partido, Flávio Martinez, já manifestou sua vontade de candidatar-se à sucessão de Cassio Taniguchi (PFL). Agora, uma pesquisa de intenções de voto na capital paranaense parece ter consolidado, na direção nacional do partido, a tese do candidato próprio.

O desempenho do presidente do diretório regional, deputado federal Íris Simões, na sondagem, levou a cúpula trabalhista a insistir nessa posição. O presidente do diretório nacional, deputado federal Roberto Jefferson (RJ), o ex-ministro Walfrido Mares Ghia, e os deputados federais Fleury Filho (SP) e José Múcio (PE) se mostraram dispostos a estimular sua candidatura, oferecendo o total apoio da executiva nacional se ele se dispuser a participar do pleito.

Íris explica que não é pré-candidato. Pelo menos, não ainda: “Não vou me aventurar. Expliquei à direção do PTB que só disputarei se tiver condições estruturais e viabilidade eleitoral para isso. Preciso de um bom programa de televisão para consolidar não só a candidatura majoritária, mas também as dos postulantes à Câmara Municipal. Ainda temos tempo para discutir tudo isso. Se essas questões forem resolvidas a contento, posso vir a ser pré-candidato”, comentou o petebista.

A situação também foi analisada pelos pré-candidatos a vereador do PTB, em reunião realizada quinta-feira à noite, no diretório municipal. Os participantes concluiram que Simões é o nome de consenso para a candidatura majoritária, mas ouviram dele as mesmas condições expostas à direção nacional.

O deputado petebista já manteve longas conversas com o PT, interessado numa aliança no primeiro turno das eleições em torno da candidatura do deputado estadual Ângelo Vanhoni. A resistência de uma ala do partido de Vanhoni, porém, acabou dificultando as negociações. Ainda assim, ele afirma que as portas não estão fechadas para o PT, para o PSDB nem para a candidatura própria. “É muito cedo para amarrar com alguém ou para lançar candidatura própria”, sublinhou.

Esta semana Íris Simões teve um encontro com o presidente do PSDB estadual e pré-candidato à Prefeitura Beto Richa. A conversa, segundo os dois, foi boa e tratou justamente da questão eleitoral em Curitiba.

Voltar ao topo