PDT pede mais carinho ao governo Lula

O senador Osmar Dias (PDT) reclamou ontem com o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, do tratamento dado pelo governo aos quatro senadores do partido.

Osmar pediu ao ministro que os pedetistas sejam designados para relatar projetos importantes do governo e consultados sobre as propostas antes de aprová-las em plenário. ?A popularidade do presidente Lula não dá direito ao governo de ser arrogante. Foi muito pedagógica a votação da CPMF?, disse Osmar, referindo-se à derrota do governo na votação da prorrogação do imposto sobre o cheque, no ano passado.

O ministro recebeu Osmar ontem junto com os senadores Cristovam Buarque (DF), Jefferson Peres (AM), Patrícia Sabóia (CE) e João Durval (BA). Na próxima semana, os cinco se encontram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A conversa com o presidente será sobre as eleições municipais e as alianças entre os partidos da coalizão do governo no Congresso Nacional. Múcio Monteiro irá marcar a conversa com Lula que terá de administrar alguns conflitos eleitorais já existentes com o PDT em várias cidades.

Em Curitiba, o PDT deverá apoiar a reeleição do prefeito Beto Richa (PSDB). Osmar, na condição de presidente estadual do partido, descarta o lançamento de candidatura própria, que seria uma saída para ficar ausente do palanque do tucano, o principal adversário da pré-candidata do PT, Gleisi Hoffmann, à Prefeitura de Curitiba. Embora aliado no Congresso Nacional, o PDT se sente descompromissado em relação ao PT por causa do apoio do presidente da República à reeleição do governador Roberto Requião (PMDB), em 2006, contra a candidatura de Osmar ao governo.

Voltar ao topo