PDT e PT farão carta de princípios para as eleições

Uma reunião, ontem, em Brasília, na casa do senador Osmar Dias, pré-candidato do PDT ao governo do Estado, pode ter sido o passo mais firme dado até hoje na construção da aliança entre PDT e PT no Paraná.

Com a presença dos presidentes nacional e estadual do partido (José Eduardo Dutra e Ênio Verri) e do deputado federal Ângelo Vanhoni, a reunião terminou com a criação de um grupo de trabalho entre os dois partidos para a elaboração de uma Carta de Princípios que, segundo nota divulgada pelo PT, será “a essência das diretrizes do Programa de Governo dessa aliança, PT e PDT e demais partidos da base aliada”.

Com uma carta de princípios construída juntos, fica difícil imaginar que PT e PDT estarão em lados opostos nas eleições de outubro, como comentou Vanhoni após o encontro.

“A aliança, fechada mesmo, só teremos após as convenções de junho, pois é assim que funciona a legislação, mas, após essa reunião, te digo que não há dúvida de que o PT vai estar junto com o PDT nesse próximo processo eleitoral”, disse o deputado, revelando que hoje, já se iniciam os contatos para a formação do grupo de trabalho e foi agendada reunião das executivas dos dois partidos para depois do carnaval. Agora, segundo Vanhoni, o objetivo será tentar atrair o PMDB para essa aliança.

Na reunião de ontem, Dutra levou um recado de Lula, dizendo que “o presidente está engajado na construção desta aliança, para a construção de um palanque único e forte no Paraná, diz a nota. Entre as propostas a constarem na carta de princípios, estarão a manutenção dos 30% na educação, o porto público e a ampliação dos programas sociais.

“Destacamos ainda, a importância do PT e PDT estarem juntos neste processo eleitoral, onde poderemos formar uma aliança ampla, com pelo menos oito partidos. Vamos trabalhar muito forte para que isto se torne realidade. PT e PDT terão uma relação de forma conjunta, trabalhando com afinco para eleição do governador e dos senadores, também da nossa candidata a presidência da República. Assim também como na candidatura dos nossos deputados federais e estaduais”, declarou Ênio Verri.