Partidos definem seus candidatos para as eleições de outubro

Começa amanhã a temporada de convenções dos partidos políticos que irão definir os candidatos a prefeito, vice, vereadores e as possíveis coligações para as eleições de outubro. Embora os candidatos a prefeito já estejam praticamente certos, as articulações buscam agora definir quem serão os candidatos a vice. De acordo com a Lei Eleitoral, as reuniões devem acontecer entre os dias 10 e 30 deste mês, mas alguns partidos ainda não definiram as datas de suas convenções.

Entre os primeiros a realizar o encontro está o Partido da República (PR), que na segunda-feira se reúne com o deputado federal Ratinho Junior (PSC) para deliberar sobre as propostas de coligação. O Partido Social Cristão (PSC), no entanto, ainda não marcou sua convenção e nem definiu alianças para o candidato a vice. No dia 23 acontecem as convenções do PMDB e do PDT. O primeiro segue em impasse sobre o direcionamento das alianças. Parte da legenda defende o apoio ao prefeito Luciano Ducci (PSB) enquanto os demais sugerem a candidatura do ex-prefeito Rafael Greca. Caso o partido decida apoiar Ducci, um dos nomes cotados a vice é o deputado estadual Stephanes Junior.

Dobradinha

Já o PDT tem definido Gustavo Fruet como candidato a prefeito em coligação com o PV e PT. Está acertado que o PT – sem data marcada para convenção -indicará o vice da chapa. O partido tem quatro nomes para a vaga: o vereador Pedro Paulo, a presidente do PT de Curitiba, Roseli Isidoro, o sindicalista Roni Barbosa, da CUT-PR, e Miriam Gonçalves.

O PPS marcou sua convenção para o dia 30 e apresenta Renata Bueno como postulante à prefeitura, mas ainda não tem candidato a vice. O PSB, que tem o prefeito Luciano Ducci como candidato à reeleição, não marcou a data da reunião. O mais provável é que a dobradinha na eleição majoritária seja com o nome do PSDB. Os mais cotados são o presidente do diretório municipal, Fernando Ghignone, o deputado federal Fernando Francischini e o deputado estadual Mauro Moraes.