Oportunidade

Oposição quer dar chance para vereadores se explicarem

Se depender dos vereadores que compõem a bancada de oposição da Câmara Municipal de Curitiba, todos os vereadores que estão envolvidos nas denúncias de irregularidades na distribuição das verbas de publicidade da casa terão oportunidade de se explicar.

Os parlamentares querem que isso aconteça ainda esta semana, de preferência nesta quarta-feira (2). A medida deve atingir até mesmo um dos membros da bancada, o vereador Algaci Túlio (PMDB), um dos denunciados.

“Queremos dar essa oportunidade para que ninguém diga que estamos fazendo um pré-julgamento, ainda mais porque o único que já se manifestou até agora foi o (Francisco) Garcez”, explica o vereador Pedro Paulo (PT).

Somente após as explicações, é que a bancada vai decidir se protocola pedido de afastamento dos envolvidos de suas funções administrativas – João Luiz Cordeiro (PSDB) é presidente, Francisco Garcez é presidente do Conselho de Ética e Roberto Hinça (PSD) é corregedor-geral.

Independente da decisão da bancada de oposição, a vereadora Renata Bueno (PPS) já protocolou um pedido semelhante, que deve ser analisado ainda esta semana.

De qualquer maneira, o que está em jogo é somente a participação dos vereadores em cargos administrativos. “Para pedir que eles deixem seus mandatos é mais complicado porque depende de uma investigação propriamente dita, mas é necessário que eles deixem os cargos até para que isso possa ser feito”, comenta o petista.

Cinco vereadores são acusados de se beneficiarem ilicitamente das verbas de publicidade da casa por meio da presidência de João Claudio Derosso (PSDB). Emerson Prado (PSDB) é o quinto.