Obama visita Corcovado com a família

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitou na noite deste domingo o Cristo Redentor junto com a família, depois de ter desmarcado o passeio previsto inicialmente para a manhã, a fim de realizar uma teleconferência com a equipe de Segurança sobre a Líbia. Obama passou meia hora no monumento com a primeira-dama, Michelle, as filhas Malia e Sasha, a sogra, Marian Robinson, e a madrinha das meninas, Eleanor Kaye Wilson.

A visita ao Corcovado, um símbolo carioca e cristão, aconteceu um dia depois de Obama autorizar, do Brasil, o ataque à islâmica Líbia. Obama e a família chegaram às 21h15m sob uma leve névoa e passaram cerca de dois minutos praticamente em silêncio apreciando a estátua.

Em seguida, deram a volta no monumento e se encaminharam ao mirante, de onde apreciaram a vista panorâmica da cidade. Os jornalistas que acompanharam a visita foram retirados do local nesse momento para que Obama continuasse a visita familiar de forma privada.

Na saída, a família presidencial passou na lojinha de souvenires e tirou fotos com a dona do estabelecimento, Magda Gonçalves, que os presenteou com uma estátua de 21 cm do Cristo. A visita toda durou cerca de meia hora e foi acompanhada também por cerca de 30 membros da comitiva que aproveitaram a oportunidade para tirar fotos e conhecer a atração turística.

A visita, que não estava totalmente confirmada até a saída da família do hotel, foi cercada por forte esquema de segurança. O Corcovado foi fechado às 17h e as matas e os acessos ao monumento foram ocupados por centenas de homens da brigada paraquedista. A equipe de segurança privada da família também participou, auxiliada por cães farejadores.