Moreira não vingou, diz Rodrigo Rocha Loures

Apesar de ter sido anunciado pelo PMDB com pré-candidato do partido à prefeitura de Curitiba, com o aval do governador Roberto Requião, o nome do reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Carlos Moreira Júnior segue sendo contestado internamente.

Descontente com o progresso da candidatura do reitor, o deputado federal Rodrigo Rocha Loures comunicou oficialmente ao partido que pretende participar da convenção partidária com o intuito de ser o candidato peemedebista.

?Acompanho a candidatura do Moreira desde meados do ano passado e confesso que esperava muito mais. Até agora ele não conseguiu reunir o marco de apoios necessários para ser disputar a prefeitura de Curitiba?, disse, apostando que sua candidatura teria mais condições de reunir tais apoios.

?Posso não conseguir, mas não poderia me omitir num momento como esse?, disse o deputado, declarando já ter o apoio do presidente nacional do partido, deputado Michel Temer (SP).

No comunicado enviado ao partido, Rocha Loures, com a prerrogativa de ter sido o deputado federal do PMDB mais votado em Curitiba disse que lança sua candidatura pela ?necessidade de o PMDB recuperar o prestígio e os votos necessários ao projeto de poder coletivo em Curitiba, de recuperar a bancada de vereadores em Curitiba (hoje o partido não tem nenhum parlamentar na Câmara Municipal) e apelo de vários militantes e dirigentes partidários?.

?O comunicado é curto e grosso. Quero que o PMDB apresente um projeto para Curitiba e acredito ser o melhor porta-voz dessa proposta. Respeito o Moreira e o partido se os filiados entenderem que ele deverá ser o candidato, mas acho que traria mais peso para que o PMDB consiga eleger uma significativa chapa de vereadores?, declarou.

O presidente do PMDB de Curitiba, Doático Santos, disse que o partido já tem candidato e que a decisão não será revista. ?A ampla maioria já se posicionou. Nosso candidato é o Moreira. Rocha Loures é um bom nome para ser o vice na chapa de Moreira e a convenção vai indicar isso. Mas ele tem todo o direito de se inscrever?, afirmou, lembrando que o partido ainda tenta coligação com o PR que poderia indicar o nome do deputado Carlos Simões para a candidatura a vice-prefeito.

Rocha Loures descartou a possibilidade de ser vice de Moreira. ?Pela experiência de cada um, aceitaria o contrário, tê-lo como meu vice, mas prefiro que o PMDB tenha um vice de outro partido, seja quem for o candidato a prefeito, para reforçar as alianças. O problema é que até agora, não sei por que ninguém aceitou ser vice dele?, comentou.

O deputado disse não temer que sua posição seja repreendida pelo partido. ?O PMDB é democrático, não há espaço para esse tipo de ?vendetta?. Além disso, não sou funcionário do governo, sou deputado federal eleito pelo voto?, disse, em referência à possível pressão sofrida pelo presidente da Cohapar, Rafael Greca, que também se opôs a Moreira. 

Voltar ao topo