Lula fala de eleições em sua viagem ao Paraná

Um jantar na casa do apresentador Carlos Massa, o Ratinho, na noite de terça-feira, foi o primeiro compromisso do presidente Lula na visita que fez a Curitiba para anunciar o Plano Agrícola e Pecuário.

Principal articulador da coligação do PT de Gleisi Hoffmann com o PSC de Ratinho Júnior na capital paranaense, Lula fez questão de sacramentar a aliança.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo; a candidata à Prefeitura de Curitiba pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, que recebeu o presidente no aeroporto; o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek; e o deputado federal Ratinho Junior também participaram do encontro.

O presidente, que era esperado na residência oficial do Cangüiri, para jantar com o governador Roberto Requião (PMDB) e com o pré-candidato do PMDB à prefeitura de Curitiba, ex-reitor Carlos Moreira Júnior, acabou preferindo visitar o amigo e aliado na disputa municipal de outubro. Com Requião, Lula encontrou-se para um café da manhã.

Já durante o anúncio do Plano Agrícola, na manhã de ontem, Gleisi e Moreira ficaram na platéia enquanto o prefeito Beto Richa (PSDB) participou da solenidade. ?O prefeito Beto Richa tinha mesmo que ser convidado e se fazer presente na solenidade por ser prefeito da cidade onde o lançamento do plano foi realizado. Mas, além da questão protocolar, todos os candidatos às eleições municipais deste ano, isso inclui o Beto Richa, querem tentar colar no presidente Lula, que está com a popularidade crescente e realizando um excelente governo?, disse Gleisi, através de sua assessoria.

Segundo Ratinho, a visita de Lula foi por conta da amizade dos dois, que vem desde 1982, época na qual Ratinho era vereador na cidade paranaense de Jandaia do Sul. Mas o apoio do filho de Ratinho à candidatura de Gleisi foi um dos destaques da conversa.

?Ele me pediu para que apoiasse a Gleisi, como cidadão. E para que o partido do meu filho (PSC) entrasse para valer na campanha. O Lula também me pediu para subir no palanque com a Gleisi. Se eu puder, se a legislação deixar, eu vou fazer isso?, comentou Ratinho.

Segundo o apresentador, Lula prometeu estar em Curitiba para apoiar a candidatura de Gleisi. ?Para o Lula, Curitiba tem que dar uma mudada, com uma cabeça diferente. São 18 anos com o mesmo grupo mandando?, afirmou. Ratinho ainda disse que seu filho pediu ao presidente que ajudasse na liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o metrô de Curitiba. ?O Lula disse que isso vai depender do próximo prefeito, de quem vier?, contou.

De acordo com Ratinho, Lula está muito otimista com os avanços do Brasil. Falou sobre as bacias de petróleo, os programas sociais, produção de alimentos. Ratinho e o presidente conversaram também sobre a expansão do Bolsa Família no Paraná. ?Ele disse que vai deixar o País dez vezes melhor do que pegou?, declarou.

Voltar ao topo