Freire vem para avaliar resultados eleitorais

O PPS se reúne hoje em Curitiba para avaliar os resultados das eleições de outubro. O presidente nacional do partido, senador Roberto Freire (PE), participa do encontro que será realizado no auditório do Senac. Outro convidado especial será o governador eleito, Roberto Requião (PMDB), que teve o apoio do PPS no segundo turno das eleições. Requião deverá fazer uma palestra sobre os próximos quatro anos de administração do estado.

O PPS deverá participar do governo Requião. O candidato ao governo no primeiro turno e presidente estadual do PPS, deputado federal Rubens Bueno, é um dos nomes cogitados, mas disse que o apoio do partido ao peemedebista foi incondicional e não envolveu nenhuma promessa de cargos. O partido, segundo Bueno, somente vai se pronunciar sobre o assunto, quando houver um convite oficial de Requião.

Bueno está sem mandato. Ele abdicou de uma reeleição tida como tranquila para a Câmara Federal para se lançar numa difícil candidatura ao governo – ele tinha 37 segundos no horário eleitoral gratuito – em favor de um projeto de consolidação do partido no estado. Teve um desempenho que o partido considera acima da expectativa – Bueno obteve 7,4% dos votos – mas está sendo criticado por algumas correntes internas por estar executando um processo de depuração dos quadros partidários. Prefeitos e outras lideranças estão sendo acusados de não terem demonstrado empenho no projeto coletivo durante a campanha eleitoral. Dos 15 prefeitos do partido, cinco já foram expulsos: José Antônio da Silva (Pontal do Sul), Humberto Amaro Feltrin (Marialva), Jacir Antonio Cardoso (Inacio Martins), Carlos Kanegusuku (Andirá) e Avelino Bortolini (Janiópolis). Todos foram considerados culpados pela executiva estadual de infidelidade partidária durante a campanha por terem apoiado os adversários de Bueno no primeiro turno.

Programa

Após a palestra de Requião, o encontro continua com painéis sobre os “Resultados do PPS paranaense em relação aos demais estados – desempenho do partido”, coordenado pelo engenheiro Luiz Caron, e “Estratégias de campanha de marketing”, com o publicitário Eduardo Jaime, além de uma análise política feita pelo secretário-geral da executiva estadual, Rubico Camargo.

Voltar ao topo