Voto 2012

Em 5 cidades vizinhas de Curitiba, concorrentes podem ganhar e não levar

Em cinco municípios que fazem fronteira com Curitiba a escolha dos prefeitos poderá ficar na dependência da Justiça Eleitoral. Quem irá votar em Araucária, Campo Largo, Campo Magro, Colombo e Fazenda Rio Grande corre o risco de ter que votar novamente ou ver o segundo colocado no pleito municipal assumir a vaga.

Segundo o assistente de comunicação social do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Rogério Born, nos cinco municípios que possuem essa ressalva não há segundo turno, já que o número de eleitores é inferior a 200 mil. O artigo 224 do Código Eleitoral prevê que se o eleito tiver a candidatura cassada o resultado fica condicionado à quantidade de votos válidos, ou seja, o total descontados os votos brancos e nulos. “Se o eleito tiver mais de 50% dos votos válidos, com a condenação é marcada uma nova eleição para 20 dias após a anulação do resultado”, explica. Porém, caso a quantidade de votos válidos não ultrapasse 50%, o segundo mais votado assume o cargo.

Uma forma de se resguardar antes de votar é consultar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No link: http://divulgacand2012.tse.jus.br/divulgacand2012/ dá para consultar a situação de cada candidato. Os classificados como indeferidos são aqueles que já contam com a decisão final de cassação do TSE.