Contratos

Deputado insiste na investigação para apurar “a verdade” no pedágio

O deputado Cleiton Kielse (PEN) vai partir para as vias jurídicas a fim de investigar as empresas concessionárias de pedágio no Paraná. Para isso, o parlamentar pretende coletar assinaturas em todo o Estado que permitam mover ação popular exigindo que Justiça apure “a verdade” sobre os termos em que estão sendo cumpridos os contratos com as pedageiras.

Kielse afirma que toda a documentação reunida sobre o tema nos últimos seis anos e meio aponta que as decisões e revisões de contratos se deram a favor do lucro das empresas concessionárias. “O pior é que essa lucratividade se deu de modo irresponsável. O governo abriu mão da duplicação de trechos onde já morria muita gente na época em que se deu a concessão, em 1996, e o aumento da frota só agravou a situação”, avalia.

CPI

Ele contabiliza que mais de 487 quilômetros de duplicações deixaram de ser obrigatórias por causa da alteração contratual em 2000. “Como vimos nos últimos dias, não há a menor chance de conseguirmos uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) séria na Assembleia Legislativa devido às conveniências de não se mostrar a verdade. A saída é pelos Ministérios Públicos (Federal e Estadual), Polícia Federal ou uma ação popular que vamos tentar viabilizar”, afirmou. Para a abertura da ação popular é necessário que 2% dos habitantes de 50 municípios paranaense assinem o pedido. Quem quiser assinar pode entrar em contato com o gabinete do deputado pelo e-mail kielsedeputado@hotmail.com.