Até que enfim!

Depois de três meses, Beto Richa se encontra com Dilma em Brasília

E o governador Beto Richa (PSDB) teve, finalmente, sua audiência com a presidente da República, Dilma Rousseff (PT). Depois de três meses insistindo, o governador foi recebido pela presidente na tarde desta terça-feira, em Brasília. Segurança na fronteira, tema já discutido entre Beto e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e investimentos em infraestrutura foram, segundo o governador, os assuntos mais discutidos no encontro.

“A presidente nos acolheu muito bem e se mostrou interessada em ajudar o nosso Estado, principalmente nas áreas de segurança pública e infraestrutura”, disse Beto após o encontro,  acompanhado pela ministra do Planejamento, Mirian Belchior.

Beto disse que boa parte da conversa se concentrou no tema de combate ao crime organizado e à violência, principalmente na fronteira. A presidente se comprometeu a implantar um projeto piloto na região de Foz do Iguaçu, que vai envolver as forças de segurança pública do Paraná e do Mato Grosso do Sul e as Forças Armadas e o uso do Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) para patrulhamento da região.

A presidente disse que nos próximos dias o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, estará de volta ao Paraná para dar sequência à implantação do primeiro Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do Estado, que funcionará em Foz do Iguaçu para coordenar operações nas fronteiras com o Paraguai e Argentina.

“Senti na presidente uma disposição muito firme de cooperar com o Paraná”, disse o governador, ressaltando que a presidente garantiu que vai atuar junto com o governo do Estado em obras de infraestrutura. “Ela compreendeu que temos muitas necessidades, principalmente para recuperar o tempo perdido com o Porto de Paranaguá”.

A presidente garantiu que o governo federal também pode ajudar o Estado a desenvolver os projetos de dragagem e ampliação do cais do terminal de Paranaguá. Beto aproveitou para agradecer a atenção da presidente no rápido encaminhamento do projeto de construção da extensão da Ferroeste de Cascavel a Maracaju (MS) e no apoio para recuperação do Litoral do Estado. “Já temos R$ 25 milhões garantidos”. Beto também pediu apoio para a construção de 100 mil casas em quatro anos.