Delcídio: emenda prevê parcela maior para depósitos judiciais

O líder do governo no Senado Federal, Delcídio Amaral, apresentou uma proposta alternativa para a destinação dos depósitos judiciais aos Estados e municípios.

Pela proposta do líder do governo, a divisão dos recursos dos depósitos seria feita com a seguinte fórmula: 40% para os Estados e municípios, 30% para um fundo de reserva e 30% mantidos pelos bancos. A proposta original fixa uma destinação de 70% para os Estados e municípios e 30% para um fundo de reserva.

Delcídio alegou preocupação com os bancos para fazer essa proposta alternativa. “Nós temos uma preocupação quando do julgamento das ações”, disse o senador. Ele destacou que a proposta de liberação dos depósitos, de autoria do senador José Serra, é ampla e abrange não somente os depósitos tributários, mas os administrativos. Delcídio disse que a proposta de mudança na destinação é razoável.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse que há estudos que mostram riscos para Banco do Brasil e Caixa Econômica com a proposta inicial.